A NASA, em conjunto com a FAA (Federal Aviation Administration) e engenheiros de drones comerciais, realizou demonstrações de entrega de pacotes por drones em espaço aéreo compartilhado, além do alcance visual, no Texas, em maio de 2024. O evento testou um sistema de gestão de tráfego de aeronaves não tripuladas (UTM) desenvolvido pela indústria, com origem em pesquisas da NASA.
O projeto UTM BVLOS da NASA busca atender à crescente demanda por voos de drones globalmente. Drones oferecem serviços diversos, de entrega de encomendas a operações de segurança pública, como buscas e resgates. Atualmente, sem autorizações especiais, esses voos são limitados ao alcance visual do operador, aproximadamente 1,6 km. A FAA trabalha na autorização de voos além desse limite, e a NASA colabora nesse esforço, operacionalizando um sistema de gerenciamento de tráfego não tripulado.
A iniciativa UTM da NASA, iniciada em 2013 no Ames Research Center, permite a integração segura e eficiente de drones no espaço aéreo de baixa altitude. O sistema se baseia no compartilhamento digital dos planos de voo, garantindo a mesma conscientização situacional do espaço aéreo para todos os usuários. A NASA realizou uma série de demonstrações de voo de drones utilizando os conceitos UTM em áreas rurais e cidades densamente povoadas, com empresas comerciais posteriormente utilizando esses conceitos em operações limitadas. Detalhes das demonstrações podem ser conferidos neste link.
Pesquisas da NASA impulsionam a entrega de pacotes por drones. A agência apoiou entregas comerciais além do alcance visual, iniciadas em agosto de 2024 em Dallas. Operadores comerciais usaram as capacidades baseadas em UTM da NASA para compartilhar dados e rotas de voo com outros operadores, detectar e evitar perigos e manter a consciência situacional. Essas capacidades permitiram operações seguras em espaço aéreo compartilhado abaixo de 122 metros e longe de aeronaves tripuladas. Essas operações em Dallas são uma colaboração entre NASA, FAA, operadores de drones, operadores de segurança pública e outros. Os voos iniciais ajudarão a validar as capacidades UTM e a informar a elaboração de regulamentações da FAA para expansão segura das operações de drones além do alcance visual.
A NASA continuará a trabalhar com parceiros da indústria e do governo em operações de drones mais complexas em comunidades em todo o país. A agência também trabalha para utilizar o UTM em outras operações emergentes, incluindo entrega de carga aérea remotamente pilotada e voos de táxi aéreo. A infraestrutura UTM também pode suportar operações em alta altitude para pesquisa científica expandida, melhor resposta a desastres e muito mais.
O subprojeto UTM Beyond Visual Line of Sight (BVLOS) da NASA lidera este esforço, dentro do portfólio Air Traffic Management eXploration da Aeronautics Research Mission Directorate. Este trabalho apoia a Advanced Air Mobility Mission da NASA, que busca transformar nossas comunidades, levando o movimento de pessoas e mercadorias do solo para o céu, sob demanda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.