Saúde

Protocolos de urgências cardiovasculares no SUS são aprovados na Câmara

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece protocolos de atendimento para urgências cardiovasculares no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta, um substitutivo apresentado pelo deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO) ao Projeto de Lei 5972/23, inclui a utilização de medidas trombolíticas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

De acordo com o deputado Alexandrino, a iniciativa se justifica pela alta taxa de mortalidade por doenças cardíacas no Brasil, que representam cerca de 30% dos óbitos. A padronização e agilização do atendimento, segundo ele, são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. "O tratamento trombolítico é uma intervenção eficaz para desobstruir artérias bloqueadas durante um infarto, quando administrado rapidamente", afirmou o relator. "A inclusão desse tratamento nas UPAs poderá diminuir a mortalidade por infarto, especialmente entre pacientes do SUS, que muitas vezes enfrentam uma espera mais longa em comparação com os pacientes de sistemas de saúde privados", completou.

O projeto altera a Lei 14.747/23, que institui setembro como o mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares. Inicialmente, a proposta modificava a Lei Orgânica da Saúde, mas o substitutivo optou por uma abordagem mais específica e operacional. "A mudança busca garantir uma abordagem mais específica e operacional na implementação dos protocolos de atendimento para urgências cardiovasculares no SUS", explicou Alexandrino.

Os critérios de segurança e eficácia dos protocolos serão definidos posteriormente em regulamento. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Sua aprovação na Câmara e no Senado é necessária para que se torne lei. Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse este link.

A Lei 14.747/23, alterada pelo projeto, pode ser consultada aqui. A Lei Orgânica da Saúde, inicialmente alvo da proposta, está disponível neste link.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.