Saúde

Câncer: Câmara aprova capital estrangeiro em prevenção

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permitirá a participação de capital estrangeiro em iniciativas de prevenção e combate ao câncer no Brasil. A medida, que altera a Lei Orgânica da Saúde, permitirá investimentos estrangeiros na transferência de tecnologia e na doação de bens, insumos e recursos para políticas públicas nessa área.

De acordo com a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o Projeto de Lei 1027/22, de autoria dos deputados Silvia Cristina (PP-RO) e Weliton Prado (Solidariedade-MG), representa uma ‘união de esforços em prol do aprimoramento da assistência à saúde, capaz de ampliar a qualidade e o alcance dos serviços oferecidos para o enfrentamento ao câncer‘. A deputada ressaltou que a proposta não acarretará impactos no orçamento público.

Atualmente, a Lei Orgânica da Saúde já prevê a participação de capital estrangeiro em alguns serviços de saúde, como a instalação e operação de hospitais. Esta nova legislação amplia esse escopo, incluindo explicitamente a prevenção e o combate ao câncer.

Próximos passos da tramitação:

  • O projeto segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
  • Após a CCJ, o projeto precisará ser aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal para se tornar lei.

A aprovação na Comissão de Finanças e Tributação representa um passo significativo para a implementação da proposta. A expectativa é que a abertura para investimentos estrangeiros possa contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, melhorias nos tratamentos e maior acesso aos serviços de prevenção e combate ao câncer no país. A ausência de impacto orçamentário, conforme destacado pela relatora, é um ponto relevante que fortalece a viabilidade do projeto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.