O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para tempestades em sete estados brasileiros: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O aviso, com validade até as 10h da quarta-feira (4), prevê chuvas intensas, ventos fortes e granizo.
Previsões meteorológicas: A previsão inclui chuvas com intensidade variando entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h). Há risco significativo de granizo.
Impactos previstos: Entre os impactos potenciais estão:
- Corte de energia elétrica
- Danos em plantações
- Queda de árvores
- Alagamentos
Regiões afetadas: O alerta abrange diversas regiões desses sete estados, incluindo, mas não se limitando a: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Baixadas, Centro Ocidental Paranaense, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Oeste Paranaense, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro-Sul Paranaense, Norte Fluminense, Norte Mato-grossense, Noroeste de Minas e Sudeste Paranaense.
Além do alerta de tempestade, o INMET também emitiu um aviso de chuvas intensas, classificado como perigo potencial, para diversas outras regiões do país, incluindo estados do Nordeste e Norte. Este alerta, também válido até as 10h de quarta-feira, prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Os riscos associados são: baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações do INMET: Em caso de rajadas de vento, o INMET recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, recomenda o instituto.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.