Mundo

Eleições na Venezuela: Câmara debate irregularidades em audiência

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (3) uma audiência pública para discutir as eleições presidenciais na Venezuela, realizadas em julho deste ano. O debate, marcado para as 14h30 no plenário 3, foi proposto pelo deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) e pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), e contará com a presença de políticos venezuelanos e representantes de entidades internacionais.

O foco central da audiência são as denúncias de irregularidades e fraudes que cercaram o processo eleitoral venezuelano. O deputado Bragança, um dos proponentes da audiência, afirma que a eleição presidencial foi marcada por diversas irregularidades e que “Nicolás Maduro foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral, mas as atas eleitorais não foram divulgadas na sua totalidade”, criticando a falta de transparência.

A oposição venezuelana também contesta os resultados, reforçando as alegações de falta de transparência na divulgação das atas e apontando para diversas irregularidades durante o processo. O deputado Redecker destaca a posição do Centro Carter, organização internacional com sede em Atlanta (EUA) e com extensa experiência no monitoramento de eleições, que já acompanhou 124 eleições em 43 países. Segundo Redecker, “No dia 30 de julho, o Centro Carter emitiu uma nota elencando as fraudes cometidas antes, durante e após as eleições [na Venezuela]”.

A audiência desta terça-feira segue debates anteriores sobre o tema na Câmara. Na semana passada, os deputados ouviram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que declarou que as divergências entre Brasil e Venezuela não justificam o rompimento das relações diplomáticas. Vieira argumentou que a Venezuela possui uma extensa fronteira com o Brasil na Amazônia e detém a maior reserva de petróleo do mundo, fatores que reforçam a importância da manutenção do diálogo e das relações diplomáticas.

Outro importante depoimento anterior foi o do assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, que enfatizou que “Estamos acompanhando de perto esse processo político, mas a solução precisa ser construída pelos próprios venezuelanos”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.