Economia

IgP-M: Inflação do Aluguel desacelera em novembro, mas acumula alta significativa em 12 meses

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como “inflação do aluguel”, apresentou desaceleração em novembro, fechando em 1,3%. Este resultado é inferior aos 1,52% registrados em outubro, indicando uma redução na taxa de crescimento dos preços, mas não uma queda nos valores. O acumulado em 12 meses, no entanto, alcançou 6,33%, o maior índice desde outubro de 2022, superando os 5,59% observados em outubro. Em comparação com novembro de 2023, quando o IGP-M foi de 0,59% e o acumulado de 12 meses registrou -3,46%, a diferença é notável.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) na última quinta-feira (28). Segundo o economista do Ibre, Matheus Dias, a alta do IGP-M em novembro, assim como em outubro, foi influenciada pela variação de commodities agropecuárias. Commodities são produtos primários, como minerais ou agrícolas, produzidos em larga escala e negociados em mercados internacionais.

O IGP-M é composto por três índices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que acompanha os preços no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação de custos para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). No IPA, os principais impulsionadores da alta foram a carne bovina, o milho e a soja, enquanto no IPC, a carne bovina teve destaque, com aumento de 6,1%.

A coleta de preços para o cálculo do IGP-M de novembro ocorreu entre 21 de outubro e 20 de novembro. É importante ressaltar que este índice serve de base para o reajuste anual de muitos contratos de aluguel, impactando diretamente o custo de moradia da população.

Para uma melhor compreensão dos cálculos utilizados na determinação dos índices de inflação, sugerimos a consulta ao estudo sobre o cálculo das taxas de inflação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.