Justiça

Projeto Arcanjos: MPRN vence prêmio nacional por combate a crimes cibernéticos contra crianças

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conquistou o terceiro lugar no Prêmio CNMP 2024, na categoria Persecução cível e penal, com o Projeto Arcanjos. A premiação, anunciada em Brasília na quarta-feira (27), reconhece o trabalho excepcional do projeto no combate a crimes cibernéticos que afetam crianças e adolescentes.

O Projeto Arcanjos, desenvolvido pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN), em parceria com outras instituições, foca na criação de um modelo de combate contínuo à exploração sexual infantil online. A procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso, expressou sua alegria com a premiação, afirmando: “Recebemos esta premiação com muita alegria e emoção. O projeto Arcanjos é referência nacional no combate a esse tipo crime. Ele é formado por uma equipe que trabalha diuturnamente para identificar e localizar pessoas que atacam nossas crianças e adolescentes usando os caminhos obscuros da internet e tem em sua história a marca de nossa querida promotora de justiça Engracia. Que esse projeto tenha vida longa e que possa ser difundido por todo o país”.

Mariano Lauria, coordenador do Gaeco/MPRN e responsável por receber a premiação, destacou a tecnologia empregada pelo projeto: “O projeto Arcanjos utiliza o que há de mais moderno em investigação cibernética visando à proteção do público infantojuvenil que é tão vulnerável nas redes e mundo digital”.

Desde sua criação em 2021, o Projeto Arcanjos já realizou 13 operações, resultando em 18 mandados de busca e apreensão e 8 prisões em flagrante. A metodologia de investigação, que se baseia na análise robusta de dados, vai além da simples identificação de autores e provas materiais. O projeto busca avaliar o nível de risco que cada criminoso representa à sociedade, utilizando técnicas de qualificação digital para rastrear com maior precisão os suspeitos no ciberespaço.

O Projeto Arcanjos abrange diversos aspectos do crime, incluindo a produção, o armazenamento e o compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Sua atuação visa responsabilizar os criminosos e resgatar a dignidade das vítimas e suas famílias, garantindo que os casos cheguem ao Judiciário. A iniciativa também contempla a capacitação contínua dos agentes de segurança e membros do Gaeco em técnicas de investigação de crimes cibernéticos, essenciais para interromper a disseminação de conteúdos abusivos e os próprios abusos físicos.

A expansão das atividades do Gaeco para as regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte promete aumentar o alcance e a eficácia das ações do Projeto Arcanjos. A iniciativa contribui para um modelo contínuo e eficaz no enfrentamento desse tipo de crime, que tanto afeta a sociedade.

O Prêmio CNMP, instituído pela Resolução nº 94/2013, visa reconhecer projetos do Ministério Público brasileiro que se destacam na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP. As iniciativas são cadastradas no Banco Nacional de Projetos e divididas em nove categorias, incluindo Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes. O Projeto Arcanjos foi reconhecido na categoria Persecução cível e penal, demonstrando a sua importância no cenário nacional.

WhatsApp Image 2024 11 28 at 06.12.04 1

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.