Natal
Tendência

Casal é preso em Goiás por golpe do “novo número” que lesou vítima de Natal em quase R$ 20 mil

Casos como esse reforçam a necessidade de cautela ao receber mensagens solicitando dinheiro, especialmente quando acompanhadas de pedidos urgentes.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em colaboração com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), prendeu nessa terça-feira (26) um casal suspeito de aplicar o golpe do “novo número” contra uma vítima de Natal.

A operação, denominada “Repressão Integrada”, envolveu a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e o Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/DEIC). Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Segundo as investigações, os suspeitos se passaram pelo filho da vítima, enviando mensagens pelo WhatsApp com a justificativa de que haviam trocado de número. Usando fotos de perfil semelhantes às do familiar, o casal convenceu a vítima a fazer seis transferências bancárias, totalizando R$ 19.640,00. Os pedidos de ajuda financeira alegavam dificuldades temporárias, induzindo a vítima ao erro. O crime ocorreu em outubro deste ano.

Após rastrear as transações e coletar dados sobre os envolvidos, a DRCC identificou que os suspeitos estavam em Goiás. A PCGO foi acionada, iniciando uma troca de informações de inteligência policial. Com base nas evidências, a Justiça deferiu os pedidos de prisão preventiva e busca e apreensão.

Na tarde de terça-feira, os suspeitos foram localizados nos bairros Village Santa Rita e Cidade Jardim, em Goiás. Após a prisão [vídeo abaixo], foram conduzidos à sede do DEIC para os procedimentos legais, onde prestaram depoimentos acompanhados por advogado.

O casal será processado por fraude eletrônica (art. 171, §2º-A do Código Penal), lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/1998) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal). Somadas, as penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão, dependendo da gravidade das infrações e do julgamento.

Casos como esse reforçam a necessidade de cautela ao receber mensagens solicitando dinheiro, especialmente quando acompanhadas de pedidos urgentes. A Polícia recomenda que, ao receber mensagens de números desconhecidos se passando por familiares, o usuário entre em contato direto com o suposto emissor por outra via para confirmar a veracidade.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.