Uma delegação governamental do Quênia visitou São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, em 26 de novembro de 2024, para conhecer as políticas de assistência social do município. A visita, parte de uma iniciativa do Programa Mundial de Alimentos (WFP) e seu Centro de Excelência contra a Fome no Brasil, busca inspirar o plano de expansão da alimentação escolar queniana, que almeja atingir 10 milhões de estudantes até 2030.
A comitiva queniana, composta por representantes de diversos ministérios – Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Trabalho e Proteção Social – além de membros do Parlamento e do Gabinete da Primeira-Dama, teve como foco principal o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Golandim. Lá, a equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), em conjunto com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), apresentou os programas de proteção social locais, com destaque para o acesso ao Bolsa Família e ao Cadastro Único.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, enfatizou a importância do intercâmbio: “Receber a delegação do Governo do Quênia é uma oportunidade valiosa para compartilharmos as boas práticas de assistência social desenvolvidas no nosso município. O CRAS tem sido uma porta de entrada fundamental para o acesso aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e estamos felizes em contribuir com esse diálogo internacional sobre políticas de combate à desigualdade. O intercâmbio de ideias e soluções é essencial para construirmos sociedades mais justas e inclusivas“
A secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Iris Maria de Oliveira, também presente, destacou o impacto positivo das políticas sociais brasileiras na redução da pobreza no Rio Grande do Norte. “As políticas de assistência social no Brasil, especialmente no âmbito do Bolsa Família, têm sido essenciais para mitigar os efeitos da pobreza e garantir condições dignas às famílias em situação de vulnerabilidade. É muito enriquecedor para nós compartilhar essas experiências com o Governo do Quênia e mostrar como a assistência social pode ser um pilar para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”, declarou.
A visita incluiu uma detalhada explicação sobre o funcionamento do CRAS, incluindo o papel das equipes de referência, a gama de serviços oferecidos e os mecanismos de acesso a programas sociais. O CRAS, como destacado, oferece serviços de proteção básica, acesso ao Cadastro Único, suporte para a inclusão em programas como o Bolsa Família, e atividades de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.
A visita da delegação queniana reforça a posição de São Gonçalo do Amarante como um município referência na implementação de políticas públicas eficazes para a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão e do desenvolvimento sustentável. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil continuará a promover a cooperação internacional e o compartilhamento de boas práticas entre países em desenvolvimento no combate à insegurança alimentar e na promoção da proteção social.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.