Mossoró
Tendência

Médicos da UTI do Hospital Tarcísio Maia suspendem atendimentos a partir desta terça (26)

Os médicos informaram que não aceitarão novos pacientes e que os leitos que vagarem por altas não serão ocupados novamente.

Os médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, iniciam uma paralisação a partir desta terça-feira (26). A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira (25) pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN). A principal motivação para a medida foi o atraso no pagamento dos repasses referentes ao mês de julho, que deveria ter sido realizado até 22 de novembro, conforme um acordo judicial firmado com o Governo do Estado.

Segundo o Sinmed RN, a paralisação foi aprovada por unanimidade pelos médicos presentes na assembleia e busca pressionar o governo estadual a regularizar a situação financeira. “O sindicato notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Juizado Federal do Rio Grande do Norte, a empresa Sama, responsável pela gestão do hospital, e o Conselho Regional de Medicina (CREMERN) sobre a situação”, destacou Geraldo Ferreira, presidente do sindicato.

Ele ainda afirmou que os médicos só retomarão as atividades normais quando os pagamentos forem regularizados: “A paralisação seguirá até que o acordo firmado com o Juizado Federal seja cumprido e o pagamento dos médicos seja regularizado”.

Durante a paralisação, a assistência na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia será reduzida. Os médicos informaram que não aceitarão novos pacientes e que os leitos que vagarem por altas não serão ocupados novamente. Dessa forma, os profissionais seguirão cuidando apenas dos pacientes internados até que recebam alta. Aqueles que necessitarem de internação em UTI serão encaminhados para buscar atendimento em outras unidades de saúde do estado.

A expectativa, de acordo com o sindicato, é que os profissionais retornem às atividades normais assim que o pagamento referente ao mês de julho seja realizado. Até o momento, não houve manifestação oficial por parte do Governo do Estado ou da Sesap em relação à paralisação e ao atraso nos repasses.

O episódio ressalta a crise no setor de saúde pública no Rio Grande do Norte, com impactos diretos na assistência aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. O Hospital Regional Tarcísio Maia é uma referência na região e, com a redução dos atendimentos, a situação se agrava para a população que depende do SUS.

Atrasos Salariais Motivam Suspensao de Atendimentos na UTI do Hospital Tarcisio Maia
Atrasos Salariais Motivam Suspensão de Atendimentos na UTI do Hospital Tarcísio Maia

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.