Brasil

Rinovírus e Covid-19: queda nas hospitalizações, mas alerta persiste em regiões específicas

Um novo boletim do InfoGripe, programa da Fiocruz, revela um cenário misto em relação às síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) no Brasil. Embora o número total de casos e óbitos esteja diminuindo, a situação exige atenção em algumas regiões e grupos populacionais específicos. Em 2024, foram notificados 158.788 casos de SRAG no país, resultando em 9.726 óbitos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Nessa última atualização do Boletim InfoGripe a gente observa uma redução dos novos casos de SRAG no agregado nacional e também de redução ou estabilidade dos casos de SRAG na maioria dos estados no país. Essa tendência positiva, no entanto, não se aplica uniformemente em todo o território brasileiro.

No Norte e Nordeste, o rinovírus se destaca como o principal agente causador de SRAG em crianças e adolescentes com até 14 anos. A Covid-19, por sua vez, continua a ser a principal preocupação entre a população idosa. Essa disparidade na distribuição dos vírus por faixa etária e região geográfica requer uma abordagem estratégica de vigilância e resposta sanitária.

A situação no Rio de Janeiro ilustra a complexidade do quadro. O estado tem registrado um aumento de casos de SRAG em quase todas as faixas etárias, com o rinovírus predominando entre crianças e adolescentes (até 14 anos) e a Covid-19 entre os idosos. Apesar disso, a Fiocruz destaca que com exceção apenas da população idosa de 50 a 64 anos, os casos de SRAG no estado já apresentam sinal de desaceleração do crescimento.

Embora as hospitalizações associadas ao rinovírus e à Covid-19 estejam em queda ou estabilidade na maioria do país, a persistência do rinovírus como agente causador de SRAG em crianças e adolescentes do Norte e Nordeste, e a situação no grupo etário de 50 a 64 anos no Rio de Janeiro, reforçam a necessidade de monitoramento contínuo da situação epidemiológica. As autoridades de saúde devem permanecer vigilantes, adaptando as estratégias de prevenção e controle conforme a evolução da situação em cada região e grupo populacional. Medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras em ambientes fechados, continuam sendo fundamentais para minimizar a disseminação de vírus respiratórios.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.