Economia

Pesquisa do BC aponta demanda de crédito forte, mas com nuances no quarto trimestre

Uma pesquisa trimestral do Banco Central (BC), divulgada em 21 de outubro, indica uma perspectiva mista para o mercado de crédito no quarto trimestre de 2024. Enquanto a demanda por crédito deve se manter forte, a oferta apresenta sinais de inflexão, segundo avaliações de 71 instituições financeiras participantes do estudo, realizado entre 14 e 25 de outubro.

O estudo analisou quatro segmentos: grandes empresas, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), crédito ao consumo para pessoas físicas (PF) e crédito habitacional para PF. As condições de oferta de crédito foram consideradas moderadamente mais flexíveis no terceiro trimestre para a maioria dos segmentos, exceto para grandes empresas, onde se observou um cenário restritivo.

Para o quarto trimestre, as instituições projetam uma piora em alguns indicadores, particularmente para grandes empresas. A inadimplência, a tolerância ao risco e as condições específicas de cada indústria/setor são fatores que devem pesar negativamente neste segmento. Em contraste, a expectativa é de manutenção de condições flexíveis para o crédito ao consumo para famílias. No terceiro trimestre, fatores como a tolerância ao risco, ambiente institucional, captação de novos clientes e concorrência contribuíram para um cenário positivo.

De forma geral, apesar de uma leve piora esperada em fatores como custo e disponibilidade de funding (mobilização de recursos financeiros) e inadimplência, a projeção é de melhora na inadimplência em relação ao trimestre anterior. Espera-se queda na inadimplência para pessoas físicas e menor crescimento para MPMEs. A capacidade das grandes empresas de honrar suas dívidas (*ratings*) também deve apresentar uma pequena melhora.

O custo e a disponibilidade de funding devem ser mais restritivos no quarto trimestre para MPMEs e PF, especialmente no crédito habitacional. Para MPMEs, o cenário deve sair do levemente positivo observado no trimestre anterior para um cenário mais neutro ou levemente negativo, com a inadimplência e o custo de financiamento como fatores restritivos. Já o crédito habitacional para pessoas físicas deve apresentar condições mais restritivas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.