A tradicional Festa dos Santos Mártires será realizada entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro, organizada pela Arquidiocese de Natal, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. A programação religiosa começa com a 21ª Moto Romaria, que ocorre no domingo, 22 de setembro, saindo às 9h do Santuário dos Santos Mártires com destino a Uruaçu. Para os fiéis que desejam participar, no mesmo dia também haverá missas às 5h e às 10h30.
Durante os demais dias da festa, o cronograma inclui missas diárias às 5h, seguidas pela recitação do terço de São Mateus Moreira ao meio-dia. Entre 15h e 17h, será promovido um acampamento cultural, encerrando a programação diária com uma missa às 19h30.
Quem não puder comparecer presencialmente, pode acompanhar as missas ao vivo através dos canais no YouTube da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e da Livre TV.
Encerramento em 3 de Outubro
O ponto alto da festividade será no dia 3 de outubro, feriado estadual em homenagem aos mártires. A programação do último dia começará cedo, às 4h, com uma caminhada saindo de Macaíba em direção ao Santuário dos Mártires em Uruaçu. Logo após, às 5h, o Padre Alexsandro de Lima Freitas, da Comunidade Canção Nova, celebrará uma missa especial. No decorrer da manhã, mais três missas estão programadas: às 7h, às 9h e às 10h.
Ao meio-dia, quem conduz a celebração será o arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha, enquanto às 15h, os fiéis poderão participar da recitação do Terço da Misericórdia. Encerrando as celebrações religiosas, às 16h, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, presidirá a missa solene, transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.
Após essa celebração, a programação cultural será marcada por um show do Padre Fábio de Melo, esperado para encerrar o evento com grande participação popular.
História dos Santos Mártires
Os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros companheiros, ganharam notoriedade na história da Igreja Católica ao serem beatificados em 2000 pelo Papa João Paulo II.
Já a canonização aconteceu em 15 de outubro de 2017, no Vaticano, sob o pontificado do Papa Francisco. Desde então, a data oficial de celebração litúrgica é no dia 3 de outubro, em memória ao sacrifício desses mártires, que se tornaram símbolo de fé no Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.