Rio Grande do Norte
Tendência

Esquema de falsificação e lavagem de dinheiro: Tabelião é preso em condomínio de luxo na Grande Natal

Segundo a Polícia Civil, os golpes causaram prejuízos superiores a R$ 4 milhões para as famílias das vítimas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), prendeu nesta quarta-feira (18) um tabelião acusado de chefiar uma organização criminosa. A prisão foi realizada em um condomínio de luxo na Grande Natal, dando continuidade à “Operação Falsus Heres”, cuja primeira fase ocorreu na semana passada.

Na primeira etapa da operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em locais associados aos investigados, além do sequestro de veículos e o bloqueio de contas bancárias. A ação visa desmantelar um esquema de estelionato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos públicos.

As investigações revelam que o grupo, composto por advogados e tabeliães, obteve acesso a contas bancárias de pessoas falecidas e sem movimentação recente. A quadrilha falsificava escrituras de inventário e procurações públicas, inserindo “laranjas” como herdeiros únicos. Essa estratégia permitia que os envolvidos retirassem grandes quantias dessas contas. O saque, conduzido por advogados, era realizado em agências bancárias, e os valores eram distribuídos em contas de passagem, dificultando o rastreamento do dinheiro.

Segundo a Polícia Civil, os golpes causaram prejuízos superiores a R$ 4 milhões para as famílias das vítimas. O tabelião preso usava sua posição para interferir nas investigações e tentar garantir impunidade para o grupo, o que motivou a expedição do mandado de prisão preventiva. Veja imagens do momento da prisão logo abaixo:

Depois de detido, o suspeito foi levado à delegacia para os devidos procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde aguardará o desenrolar do processo. As autoridades policiais continuam as investigações para identificar outros envolvidos na fraude.

A Polícia Civil também destacou que a população pode colaborar com informações anônimas por meio do Disque Denúncia 181.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.