Economia
Tendência

Governo federal vai lançar o Cartão MEI com ‘vantagens exclusivas’

A medida, além de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, tem como foco formalizar cada vez mais microempresas no país, facilitando o acesso a recursos financeiros e a ferramentas de gestão.

Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do lançamento do Cartão MEI, uma nova solução financeira voltada exclusivamente para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O evento está previsto para iniciar às 16h30 e contará com a presença de figuras como o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

O objetivo do Cartão MEI é apoiar a formalização dos microempreendedores, facilitando operações comerciais e promovendo a sustentabilidade dos pequenos negócios. Além de atuar como cartão de crédito e débito, o produto oferecerá anuidade zero, acesso a plataformas de capacitação e engajamento e trará uma logomarca exclusiva para o público MEI. Também haverá um QR Code no cartão que redirecionará os usuários ao Portal do Empreendedor, integrando ainda mais os MEIs ao ecossistema digital do governo.

A princípio, o Banco do Brasil será o responsável pelo primeiro lançamento do produto, mas há expectativa de que outros bancos passem a aderir à iniciativa nos próximos meses. O ministro Márcio França destacou a importância da medida: “O Cartão MEI não será apenas uma ferramenta financeira, mas também uma forma de reconhecimento e apoio aos microempreendedores do país“.

O que é o Cartão MEI?

O Cartão MEI será um documento de identificação exclusivo para MEIs e autônomos, equipado com tecnologia de chip, o que aumentará a segurança nas transações e a eficiência do processo. Essa nova versão se apresenta como uma evolução do modelo já existente para artesãos, visando atender de maneira mais abrangente o público empreendedor. Além do cartão físico, a iniciativa incluirá um portal online e um aplicativo, que vão permitir a gestão integrada dos negócios.

Uma das grandes inovações desse cartão deve ser o sistema de rating, que funcionará como um mecanismo de avaliação para os MEIs. Essa classificação será alimentada, possivelmente, por consumidores e contabilistas, oferecendo uma análise detalhada do desempenho dos empreendedores. Esse recurso deve facilitar o acesso a empréstimos e outros produtos financeiros.

Sistema de Rating e crédito facilitado

Governo federal vai lancar o Cartao MEI com vantagens exclusivas
Governo Federal anuncia Cartão MEI com vantagens exclusivas para microempreendedores

O sistema de rating se destaca como um ponto importante para os microempreendedores, já que ele influenciará a obtenção de crédito no mercado. Quanto melhor a avaliação do MEI, maiores serão as chances de aprovação de empréstimos. Esse sistema de avaliação será baseado em uma análise ampla, alimentada por diferentes agentes do mercado, o que permitirá uma visão mais clara do perfil de cada empreendedor.

Durante o evento, é esperado que o presidente Lula fale sobre o projeto de igualar as condições de crédito dos MEIs às oferecidas pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), cujos juros são de 4% ao ano, sem acompanhar a taxa Selic. A ideia é que os empréstimos para MEIs sejam subsidiados e condicionados à participação em programas de capacitação, ampliando o apoio ao desenvolvimento de negócios.

A medida, além de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, tem como foco formalizar cada vez mais microempresas no país, facilitando o acesso a recursos financeiros e a ferramentas de gestão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.