As obras da Reta Tabajara, na BR-304, serão entregues oficialmente no próximo dia 24 de setembro. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que também aproveitará a visita ao Rio Grande do Norte para lançar o processo de licitação do projeto de travessia urbana de Macaíba. O encontro que confirmou essas ações aconteceu nesta quinta-feira (5), em Brasília, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e de membros do Ministério dos Transportes.
A conclusão das obras da Reta Tabajara, localizada em um dos principais trechos da BR-304, representa uma importante vitória para a infraestrutura rodoviária do estado. Além disso, a travessia urbana de Macaíba será um marco estratégico, especialmente pela sua relevância na conexão com o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. “Concluímos as obras da Reta Tabajara e, agora, publicaremos o edital de licitação da travessia urbana de Macaíba, com expectativa de iniciar as obras ainda neste segundo semestre“, declarou Renan Filho.
Outro ponto abordado durante o encontro foi o projeto de duplicação da BR-304, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). A rodovia, que liga Natal à fronteira com o estado do Ceará, passará por um processo de licitação que deverá ser lançado ainda este ano, com as obras previstas para começarem no primeiro semestre de 2025. Esse projeto, considerado prioritário pelo governo federal, visa ampliar a capacidade de tráfego e melhorar a segurança no transporte rodoviário da região.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância desse avanço para o estado e destacou a cooperação do governo federal no processo. “O ministro reafirmou o compromisso com o projeto executivo, que já está em andamento, e garantiu que a licitação para a duplicação da BR-304 será realizada ainda este ano“, disse ela.
As obras da Reta Tabajara começaram em 2014, ainda no governo de Dilma Rousseff, mas enfrentaram inúmeras paralisações ao longo dos anos. As obras ainda “passaram pelas mãos” dos governos posteriores como os de Michel Temer e Jair Bolsonaro e, agora, do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O término dessas obras, após uma década, simboliza o fim de um longo ciclo de espera e incertezas para os motoristas que utilizam essa rodovia estratégica para o escoamento de bens e serviços no estado.
Rodovias estaduais e os impactos das chuvas
Outra questão tratada durante a reunião foi a manutenção das rodovias estaduais utilizadas como rotas alternativas após o desabamento de um trecho da BR-304, em Lajes, em março deste ano, causado por fortes chuvas. As vias RN-233, RN-118 e RN-041, que serviram como desvios por cerca de 50 dias, agora estão no centro de projetos de recuperação.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, essas rodovias receberão recursos para obras de restauro, visando melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. “Esses projetos vão fortalecer a infraestrutura rodoviária do estado e melhorar as condições de tráfego, fruto da parceria entre os governos estadual e federal“, explicou Coelho.
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