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Bandeira vermelha tem nível corrigido e Aneel ajusta tarifas de energia

A orientação da Aneel é que os consumidores continuem atentos ao uso racional da energia, especialmente nos momentos de pico de consumo, para evitar desperdícios e maiores custos nas próximas faturas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta quarta-feira (4), a revisão do patamar da bandeira tarifária vermelha para o mês de setembro, alterando o patamar de dois para um. Essa mudança afeta diretamente o custo da energia elétrica, que ficará menos onerosa do que o previsto inicialmente. Contudo, apesar da redução, o consumidor ainda vai enfrentar um aumento nas tarifas de energia neste mês.

Com a correção feita pela agência reguladora, o adicional na conta de luz, que seria calculado com base no patamar 2 da bandeira vermelha, passou para o patamar 1, que impõe uma taxa menor. A diferença entre os patamares impacta diretamente os valores pagos pelos consumidores. No patamar 1, o acréscimo é de R$ 4,46 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, enquanto no patamar 2, o valor adicional seria de R$ 7,87 por 100 kWh.

Bandeira tarifária e seus impactos na conta de luz

O sistema de bandeiras tarifárias é utilizado para ajustar o valor da energia elétrica em função das condições de geração e do consumo. Em períodos de pouca chuva, como ocorre com frequência na estação seca, o país depende mais de usinas termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. Para refletir esse aumento no custo da geração, a bandeira vermelha é acionada, elevando o valor da conta de luz.

O objetivo principal desse sistema é desestimular o consumo excessivo de energia durante esses períodos críticos, além de gerar recursos para um fundo do governo destinado a financiar medidas que possam mitigar os efeitos de crises hídricas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia antecipado que a revisão da bandeira vermelha poderia ocorrer, mencionando a necessidade de recalcular as tarifas diante de novos dados operacionais.

Recalculo do PMO e medidas adicionais

De acordo com a Aneel, a mudança foi necessária após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO), que é elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). O PMO é um relatório fundamental que define as condições para a operação do sistema elétrico brasileiro, com base em previsões de consumo e geração de energia.

Diante dos dados corrigidos, a Aneel solicitou uma reavaliação completa das informações apresentadas pelo ONS e ordenou o recálculo dos valores das bandeiras tarifárias. A diretoria da agência informou também que serão iniciados processos de fiscalização para auditar os procedimentos adotados pelos agentes envolvidos na elaboração do PMO e na definição das bandeiras.

Ajustes e devoluções

A decisão da Aneel de alterar o patamar da bandeira vermelha entra em vigor a partir de 1° de setembro. Para as contas que já foram emitidas com base na tarifa mais elevada do patamar 2, a agência informou que os consumidores serão ressarcidos. O reembolso será processado em até dois ciclos de faturamento, conforme estabelecido no artigo 323, parágrafo 3° da Resolução Normativa 1000, que regulamenta os direitos e deveres dos consumidores de energia elétrica.

Essa resolução garante que, sempre que houver ajustes nas bandeiras tarifárias, as distribuidoras sejam obrigadas a devolver eventuais cobranças a mais no prazo estipulado.

O que esperar das próximas faturas?

Os consumidores podem esperar que as contas de luz do mês de setembro reflitam um aumento, ainda que menor do que o inicialmente projetado. A bandeira vermelha continua vigente – mesmo no patamar 1, o que indica que a geração de energia elétrica permanece em condições mais caras, principalmente devido à baixa disponibilidade de água nos reservatórios das hidrelétricas.

A orientação da Aneel é que os consumidores continuem atentos ao uso racional da energia, especialmente nos momentos de pico de consumo, para evitar desperdícios e maiores custos nas próximas faturas.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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