O Rio Grande do Norte receberá um novo Hospital de Urgências e Emergências em Parnamirim, na região da Grande Natal, como parte dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A assinatura do contrato para a construção da unidade ocorreu nesta segunda-feira (2), em Natal, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A obra, realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal, terá um investimento de mais de R$ 184 milhões.
A nova unidade hospitalar será equipada com 350 leitos e oferecerá atendimento especializado em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia, visando atender de forma estratégica a demanda de saúde dos municípios da região. O objetivo é fortalecer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, oferecendo serviços essenciais e contribuindo para a redução das filas de espera no atendimento médico.
“Essa obra é fundamental e está alinhada com a política do presidente Lula de reconstrução do SUS. Vamos entregar esse hospital e dar mais acesso à saúde, ao programa Mais Especialistas, a redução de filas. O SUS tem pressa em ver as questões de saúde da população resolvidas“, afirmou Nísia Trindade durante o evento de assinatura.
Localizada no bairro de Emaús, em Parnamirim, a unidade hospitalar terá um centro de imagem com dois tomógrafos, centro cirúrgico com 14 salas e uma hemodinâmica, equipamento inédito na rede estadual. A obra foi eleita pela gestão estadual para ser incluída no Novo PAC.
A iniciativa foi celebrada por autoridades locais, incluindo a governadora Fátima Bezerra, que ficou bastante animada pela realização do projeto. “Esse ato não é algo administrativo. É um ato em defesa da vida, do bem-estar e da dignidade do povo do Rio Grande do Norte. Gratidão ao presidente Lula, à ministra Nísia Trindade e a todos que lutaram para a realização desse sonho“, disse a governadora.
“O Governo do Estado priorizou o Hospital Metropolitano. E vai ser um hospital com uma estrutura de primeira linha, para atender a população da melhor maneira. Esse é um marco histórico”, comentou Lyane Ramalho, titular da Sesap.
Além da construção do hospital, o governo também anunciou um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), previsto para 2025, com 384 vagas e formação de cadastro de reserva, visando atender à crescente demanda por profissionais na área da saúde.
Estrutura e impacto do novo hospital
A área total de construção do hospital será de aproximadamente 27.250 m², incluindo os seguintes ambientes:
- Pronto Socorro
- Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT)
- Centro Cirúrgico
- Hemodinâmica
- Consultórios
- Leitos (UTI e UI)
- Administração
- Central Técnica
- Circulação Social e de Serviço
O novo hospital também busca reduzir a sobrecarga dos hospitais existentes na região, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que é referência no tratamento de acidentes automobilísticos e fraturas entre idosos, e enfrenta problemas recorrentes de superlotação. A unidade atende cerca de 5,2 mil pacientes por mês, com 60% dos procedimentos sendo cirúrgicos.
Investimentos adicionais do PAC para o Rio Grande do Norte
Além do hospital, o Novo PAC destinará R$ 294 milhões para a infraestrutura de saúde no estado, incluindo a construção de 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 10 Unidades Odontológicas Móveis, 6 ambulâncias do SAMU, 3 Centros de Apoio Psicossocial (Caps), uma maternidade, uma policlínica e um Centro Especializado em Reabilitação. Essas iniciativas visam ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do atendimento à população.
Policlínica e Maternidade
A policlínica e a maternidade que serão construídas em Natal foram escolhidas pelo Governo Federal por meio do PAC Seleções, a partir de projetos apresentados pela Sesap, dentro de uma concorrência nacional. A maternidade ficará localizada na Zona Norte, ao lado do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), enquanto a policlínica será na Avenida Capitão-Mor Gouveia.
As equipes da Sesap e da Secretaria de Estado da Infraestrutura já estão trabalhando para efetivar o próximo passo de todas as obras: o lançamento do edital de licitação e, consequentemente, o início dos serviços. Todo o acompanhamento é feito pela Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos.
“É uma alegria para a Caixa participar desse momento, é um dia de muita festa. Comemoramos, além dos números, a entrega para a população e hoje, com essas unidades de saúde, celebramos as vidas que serão salvas”, reforçou o superintendente da Caixa no RN, Tiago Pereira.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.