Futebol
Tendência

Flamengo vence Atlético-MG e garante o pentacampeonato da Copa do Brasil

Equatoriano Plata marca golaço para garantir triunfo do Rubro-Negro.

O Flamengo se consagrou campeão da Copa do Brasil após vencer o Atlético-MG por 1 a 0 na tarde deste domingo (10), no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O triunfo assegurou ao time carioca o pentacampeonato da competição, um feito alcançado anteriormente em 1990, 2006, 2013 e 2022.

Com a vitória por 3 a 1 no jogo de ida, realizado no Maracanã, o Flamengo levou a taça com um agregado de 4 a 1.

O time comandado pelo técnico argentino Gabriel Milito iniciou a partida com uma forte pressão ofensiva. A primeira chance surgiu logo aos 4 minutos, quando Zaracho tentou um chute de primeira, que desviou em Wesley antes de sair para fora.

Aos 13 minutos, foi a vez de Hulk fazer o goleiro Rossi trabalhar com uma cobrança de falta perigosa. O atacante, que sempre representou ameaça para a defesa rubro-negra, voltou a testar o goleiro do Flamengo aos 18 minutos, com uma pancada da entrada da área.

Com o Galo tentando pressionar, o Flamengo teve dificuldades para criar chances claras, mas aos 24 minutos, Wesley fez um bom avanço pela direita e cruzou para Arrascaeta, que tentou o famoso “peixinho”, mas a bola passou por cima da meta defendida por Everson.

A melhor oportunidade de gol do Atlético-MG surgiu aos 35 minutos, quando Paulinho, após erro de Rossi e Pulgar dentro da área, recebeu a bola livre para finalizar. Contudo, o goleiro do Flamengo conseguiu se recuperar a tempo e fez uma grande defesa.

Mudanças no segundo tempo

No intervalo, o técnico Gabriel Milito fez uma alteração ofensiva, colocando o centroavante Alan Kardec no lugar de Otávio, um volante. A substituição surtiria efeito imediato. Logo aos 8 minutos, Gustavo Scarpa quase abriu o placar, mas sua finalização foi defendida por Rossi. Hulk, aos 14 minutos, também teve sua oportunidade, mas o goleiro rubro-negro manteve a vantagem para o Flamengo.

Porém, a mudança na formação do Atlético-MG deixou o time mais exposto, o que proporcionou ao Flamengo boas oportunidades em contra-ataques. A mais clara delas aconteceu aos 17 minutos, quando Bruno Henrique, após substituir Gabigol, ficou cara a cara com Everson, mas o goleiro do Galo conseguiu defender.

Três minutos depois, Michael tentou driblar Everson, mas o goleiro do Atlético-MG se recuperou e conseguiu tomar a bola. Apesar da pressão do Atlético, o Flamengo continuava sendo perigoso, com boas finalizações de Alex Sandro aos 35 minutos, que exigiu uma grande defesa de Everson.

Gol de Plata e tumulto nas arquibancadas

Aos 37 minutos, o Flamengo finalmente fez o gol da vitória. Em um contra-ataque rápido, Bruno Henrique lançou Plata, que saiu em alta velocidade desde a defesa flamenguista, driblou o defensor Saravia e bateu por cobertura, superando Everson e colocando o Flamengo na frente do marcador. A explosão de alegria dos jogadores foi acompanhada por um momento de tensão nas arquibancadas, quando torcedores do Atlético-MG atiraram objetos em direção aos atletas do Flamengo, incluindo uma bomba que explodiu perto de Plata. Por conta disso, o jogo foi interrompido por cerca de 8 minutos.

Após a retomada do jogo, o Flamengo teve mais uma grande chance, aos 46 minutos, quando Bruno Henrique puxou contra-ataque e cruzou para Wesley, que bateu de primeira, mas a bola foi defendida por Everson.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos, o Atlético-MG ficou com um jogador a menos, quando Saravia cometeu falta em Bruno Henrique dentro da área, recebendo cartão vermelho. Na cobrança da falta, David Luiz bateu firme, mas Everson novamente evitou o gol.

Flamengo vence Atletico MG e garante o pentacampeonato da Copa do Brasil
📸 Marcelo Cortes e Gilvan de Souza / CRF

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.