Natal
Tendência

Prefeitura de Natal diz que foi “pega de surpresa” pelo corte do Prae

A situação causou revolta e descontentamento entre os familiares dos usuários do Prae. Mães e parentes de pacientes criticaram o corte, exigindo uma solução rápida para o problema.

O transporte de pacientes com deficiência e pessoas em tratamento de hemodiálise, garantido pelo Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae), está suspenso desde o dia 1º de novembro, quando o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) interrompeu o serviço abruptamente.

A decisão de suspender o Prae, que leva pacientes de suas residências até centros de terapia e tratamento, pegou de surpresa muitos usuários e familiares, que agora se encontram sem uma alternativa de transporte acessível e especializado para suas necessidades de saúde.

A Prefeitura de Natal se manifestou publicamente em nota, afirmando ter sido “pega de surpresa” pela interrupção do serviço e criticando o Seturn pela falta de aviso e de diálogo. A Prefeitura declarou que, “diante da falta de negociação, vai entrar com medidas judiciais para tentar normalizar o serviço“, e reiterou que já havia técnicos designados para avaliar um possível ajuste nos repasses financeiros ao programa.

A medida do Seturn causa total estranheza porque a disponibilização desses veículos está prevista em Termo de Ajustamento de Conduta, bem como em Decreto Municipal e nenhuma decisão judicial permite a suspensão dos serviços de forma abrupta, como praticada a partir do dia 01/11“, destacou a Prefeitura na nota oficial.

Protestos e impacto sobre as famílias

Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE)
Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE)

A situação causou revolta e descontentamento entre os familiares dos usuários do Prae, que, na última segunda-feira (4), realizaram um protesto em frente à Prefeitura de Natal. Mães e parentes de pacientes criticaram o corte, exigindo uma solução rápida para o problema. Érica Galvão Kaiowá, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), expressou indignação:

É inadmissível o que o prefeito Álvaro Dias fez nessa última segunda-feira, cortando o serviço do Prae para pessoas e crianças portadoras de deficiência… A gente fica se perguntando o porquê do prefeito fazer uma maldade dessas, sem aviso prévio, numa cidade onde já não tem acessibilidade.”

O Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE) consiste no transporte de pessoas com dificuldades de mobilidade e locomoção no trajeto casa/centro de tratamento/casa. Para informações sobre como se cadastrar para o serviço, o usuário deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS no telefone (84) 3232-9209.

Nota de esclarecimento sobre o Prae Natal

A Prefeitura Municipal do Natal vem a público prestar informações à população e manifestar sua perplexidade sobre a decisão do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (SETURN) de retirar parcela substancial dos veículos que integram o Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (PRAE), voltado à assistência de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida a serviços de saúde.

A medida do SETURN causa total estranheza porque a disponibilização desses veículos está prevista em Termo de Ajustamento de Conduta, bem como em Decreto Municipal e nenhuma decisão judicial permite a suspensão dos serviços de forma abrupta, como praticada a partir do dia 01/11, especialmente quando o Município já tinha designado técnicos envolvidos com o Programa para a elaboração de estudos que poderiam ensejar na repactuação dos serviços com ajuste na exata remuneração a ser apurada no bojo dessa análise.

Portanto, essa supressão abrupta e arbitrária dos veículos pelo SETURN compromete a integralidade dos serviços oferecidos aos usuários do Prae.

Diante disso, a Prefeitura discorda frontalmente do caminho adotado pelo SETURN, porém ainda mantém o diálogo aberto com a entidade, por confiar na capacidade de um acordo pela via administrativa, com a retomada imediata dos veículos extraídos, sob pena de novas medidas administrativas e judiciais.

Ao mesmo tempo em que emite estes esclarecimentos à população, a Prefeitura do Natal antecipa que, não havendo avanços nas tratativas de forma breve, irá adotar de todas as medidas cabíveis para a pronta resolução do problema, inclusive de natureza judicial.

Prefeitura Municipal do Natal

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.