A Faculdade Estácio, unidade Natal, está com inscrições abertas para o “Cardio 60+”, um programa de pesquisa e extensão que visa promover a saúde cardiovascular de idosos com diagnóstico de hipertensão arterial. Essa iniciativa oferece treinamentos aeróbicos supervisionados gratuitamente, voltados para pessoas com mais de 60 anos, a fim de promover uma melhor qualidade de vida e prevenir complicações de saúde decorrentes da pressão alta.
O “Cardio 60+” tem foco em treinamento aeróbico em esteira, modalidade de baixo impacto adequada ao público-alvo do projeto. Com duração de 12 semanas, o programa será conduzido pela fisioterapeuta Maria Karolina Ferreira, que coordena a iniciativa junto com uma equipe de estagiários de Fisioterapia.
“O diferencial do projeto é a combinação de uma avaliação cuidadosa da saúde cardiovascular com uma prática física segura e supervisionada, promovendo benefícios tangíveis para o coração e a circulação, além de melhorar a mobilidade dos participantes”, afirma Maria Karolina.
Para participar, é necessário atender a alguns critérios, como ter mais de 60 anos, possuir hipertensão diagnosticada e não apresentar condições como diabetes, uso de marcapasso ou doenças locomotoras que comprometam a movimentação. A iniciativa tem o objetivo de estimular a autonomia funcional dos idosos, oferecer maior bem-estar e promover o fortalecimento do sistema cardiovascular.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que o sedentarismo e a obesidade estão entre os principais fatores de risco para a hipertensão, que afeta cerca de 30% da população brasileira. O quadro é definido por uma pressão arterial acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), conhecida popularmente como “14 por 8”. Segundo dados da SBC, a atividade física regular é uma das práticas mais recomendadas para a prevenção e controle da hipertensão, devido aos benefícios sobre a circulação e a capacidade cardíaca.
A Estácio Natal reforça a importância do projeto “Cardio 60+” para a população idosa, especialmente pela gratuidade e acessibilidade da proposta, que visa impactar positivamente a saúde cardiovascular de um grupo vulnerável a complicações relacionadas ao sedentarismo.
Para mais informações, confira:
- O quê: Inscrições para o projeto Cardio 60+
- Onde: Estácio Natal (Av. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim, Natal – RN, 59030-350)
- Inscrições: Link para inscrições
- Contato: (84) 3198-1633 (WhatsApp)
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.