A Polícia Civil do Rio Grande do Norte está intensificando as buscas pela menina Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, desaparecida desde a tarde de 31 de outubro no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. As autoridades começaram as diligências logo após o registro do Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Plantão da Zona Norte em 1º de novembro, apresentado pela família da menina.
Desde então, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento de Inteligência da Polícia Civil têm conduzido o caso com o apoio de diversos agentes. Testemunhas e familiares foram ouvidos, e a investigação incluiu a condução de um homem, identificado como (até então) o principal suspeito, à delegacia para esclarecimentos.
Ele foi abordado em um veículo Strada vermelho, mencionado por testemunhas, e levado para averiguação. Após os procedimentos, foi confirmado que o suspeito não tem envolvimento no desaparecimento, sendo liberado em seguida.
A Polícia Civil destacou que as diligências continuam de maneira incansável, contando também com o suporte da população. Em comunicado oficial, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) informou que as investigações avançam com o apoio do Núcleo de Pessoas Desaparecidas e destacou a importância da colaboração de testemunhas.
O caso de Maria Fernanda ganhou ainda mais visibilidade com a inclusão de seu nome no Amber Alert, programa de alerta urgente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse sistema, originário dos Estados Unidos e adaptado para o Brasil, emite alertas em situações de desaparecimento de crianças, mobilizando a sociedade para ajudar nas buscas. Maria Fernanda foi vista pela última vez no bairro Golandim, e a divulgação através do Amber Alert visa acelerar o processo de localização.
O desaparecimento da menina motivou um protesto de familiares e amigos na manhã deste sábado. O grupo bloqueou trecho da BR-101 Norte por cerca de uma hora, exigindo mais atenção das autoridades ao caso. O tráfego foi liberado ao meio-dia após a manifestação. A família também disponibilizou contatos para que a população possa ajudar com informações: mãe, Fabiana, pelo telefone (84) 99608-9058, e irmã, Sara, pelo número (84) 99430-4916.
A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas, incentivando a população a repassar qualquer informação relevante pelo Disque Denúncia 181. Todas as informações recebidas são tratadas com sigilo e podem contribuir para o desfecho do caso.
Leia a íntegra da nota da SESED:
“A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informa que, desde os primeiros momentos, logo que o Boletim de Ocorrência foi registrado pela família, que a Polícia Civil deu início às investigações que apuram o desaparecimento da adolescente Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Comunica também que está à frente do caso o Núcleo de Pessoas Desaparecidas, e que o inquérito já foi instaurado e diligências vêm sendo realizadas e testemunhas já foram ouvidas. O perfil da menina já está inserido no ‘Amber Alerts’, ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil.”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.