O grupo Volkswagen informou nesta segunda-feira (28) que está considerando o fechamento de três de suas fábricas na Alemanha, de acordo com o conselho de trabalhadores da empresa. Em reunião na sede da companhia em Wolfsburg, a presidente do conselho, Daniela Cavallo, compartilhou com representantes dos funcionários que nenhuma das plantas alemãs estaria segura diante de possíveis cortes.
Os jornais alemães Bild e Die Welt relataram que o comunicado de Cavallo acendeu o alerta entre os trabalhadores. Ela afirmou que a empresa planeja uma série de cortes, o que pode afetar todos os locais de produção na Alemanha. Segundo Cavallo, a situação é preocupante, especialmente pelo risco de demissão para dezenas de milhares de colaboradores. “Nenhuma planta é segura e haverá cortes em todos os outros locais também”, disse ela.
Entre as fábricas possivelmente mais afetadas estaria a unidade de Osnabrueck, que recentemente perdeu uma importante encomenda da Porsche, o que ampliou o risco de fechamento. Até o momento, a Volkswagen não comentou oficialmente sobre as afirmações do conselho de trabalhadores.
A empresa, que emprega cerca de 120 mil pessoas na Alemanha, concentra quase metade dessa força de trabalho em Wolfsburg, onde está situada sua sede. A situação gera apreensão tanto entre os colaboradores quanto no setor automotivo europeu, que observa de perto as movimentações da Volkswagen.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.