O Papa Francisco declarou nesta segunda-feira (28) a necessidade de a Itália e outros países com baixa natalidade e população envelhecida acolherem imigrantes para evitar o declínio demográfico. “Hoje, tantos países precisam de imigrantes. A Itália não faz filhos. A idade média [na Itália] é de 46 anos. O país precisa de imigrantes e deve acolhê-los, acompanhá-los, promovê-los e integrá-los. Esta é a verdade“, disse o pontífice durante uma audiência com missionários da Congregação de São Carlos.
A congregação, fundada por São João Batista Scalabrini, atua no acolhimento de imigrantes e possui como lema “Eu era estrangeiro e me acolhestes”. A presença dos missionários reforçou a fala do Papa, que destacou a importância de se receber bem aqueles que chegam em busca de melhores condições de vida.
Francisco ainda lembrou sua própria história de vida como filho de imigrantes italianos na Argentina: “Sou filho de imigrantes italianos que vieram para a América do Sul para progredir“, acrescentou.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), a Itália teve 379.890 nascimentos em 2023, o menor índice já registrado no país. A redução populacional contínua é um problema que também atinge outros países da Europa, como Portugal, onde o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade têm gerado preocupações similares.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.