Neste domingo (27), um caso inusitado chamou a atenção dos moradores de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Uma jovem de 21 anos, que desconhecia estar grávida, deu à luz a um bebê no banheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto de São Manoel. A situação gerou surpresa, já que a paciente não apresentava sinais visíveis de gravidez.
A jovem chegou à UPA por volta das 21h, relatando dores lombares e suspeitando de uma infecção urinária. “A paciente chegou à UPA por volta das 21h, com queixas de dores lombares e suspeita de infecção urinária. Após exames, foi confirmada a infecção“, afirmou o médico Marcelo Duarte, que estava de plantão no momento. O médico acrescentou que a jovem “não informou sobre gravidez nem apresentava barriga pra gente pensar nisso”.
O fato ocorreu enquanto a paciente estava no banheiro para coletar uma amostra de urina, parte dos exames solicitados para confirmar a infecção. Foi então que o inesperado aconteceu: “Quando ela foi colher a urina, a equipe de enfermagem, muito eficiente, chamou toda equipe, chamou a gente. Quando a gente chegou, a criança já estava saindo e graças a Deus deu tudo certo“, relatou Marcelo Duarte.
A mãe e o bebê, uma menina, foram imediatamente atendidos e estabilizados no local. Em seguida, ambas foram transferidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Maternidade Almeida Castro, onde receberam atendimento especializado. O médico relatou que, pelas características da criança, havia a suspeita de prematuridade, embora o bebê estivesse saudável. Ela recebeu o nome de Aurora.
O caso é um exemplo raro de gravidez não detectada, que surpreendeu tanto a equipe médica quanto a jovem mãe, que não apresentava os sinais comuns de uma gestação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.