Natal
Tendência

Caern é autuada pela Semurb por lançar esgoto na Praia de Ponta Negra

A Caern confirmou que recebeu a intimação e vai apresentar sua defesa técnica “dentro do prazo estabelecido”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) por conta do derramamento de esgoto que ocorreu no trecho inaugurado da obra da engorda de Ponta Negra – zona Sul de Natal.

A denúncia foi motivada pela falha na manutenção de uma estação elevatória de esgoto, resultando no escoamento de efluentes sobre o aterro hidráulico, recentemente liberado para a população.

Fiscais da Semurb estiveram no local nesta quinta-feira (24) para avaliar os danos causados pelo vazamento. Durante a inspeção, foram recolhidas amostras do material despejado, visando produzir um laudo técnico sobre o tipo de efluente lançado e o impacto ambiental ocorrido. Esse relatório será fundamental para a avaliação das próximas ações legais contra a Caern.

A Caern foi intimada a fazer, no prazo de 48 horas, a limpeza completa da faixa de areia atingida, removendo todos os resíduos acumulados. Além disso, a companhia deverá implementar medidas de contenção imediatas para evitar novos episódios de extravasamento de esgoto, protegendo a praia e seus frequentadores de futuros riscos“, declarou Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb.

A Caern confirmou que recebeu a intimação e vai apresentar sua defesa técnica “dentro do prazo estabelecido”. O órgão afirma que cumpriu todas as determinações e que o problema do esgoto foi resolvido. Confira nota:

A Caern esclarece que apresentará sua defesa técnica dentro do prazo estabelecido, demonstrando que não houve descumprimento deliberado da legislação no caso em questão. A empresa atuou conforme as normas, corrigindo o problema de forma imediata e eficiente, em tempo recorde, e cumpriu com todas as determinações legais, contratuais e regulatórias. A Companhia reafirma seu compromisso com a boa prestação de serviços e com a população”, explicou em nota.

A notificação da Semurb foi baseada no artigo 62 do Decreto Federal 6.514/2008, que trata das penalidades para infrações ambientais. Dependendo da gravidade e extensão dos danos, as multas podem variar de R$ 5.000,00 a R$ 50.000.000,00, considerando o impacto e os riscos à saúde pública.

A Semurb já indicou que continuará o monitoramento da área atingida, verificando a execução das medidas determinadas. O órgão municipal frisou que o lançamento de esgoto em praias é uma prática que coloca em risco não apenas o meio ambiente, mas também a saúde dos frequentadores, demandando resposta rápida e firme para evitar futuros problemas.

A população é incentivada a denunciar quaisquer casos semelhantes de lançamento irregular de esgoto ou água servida. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Semurb, no número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

Semurb autua a Caern por lançamento de esgoto na praia de Ponta Negra
Semurb autua a Caern por lançamento de esgoto na praia de Ponta Negra – Foto: Cedida

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.