Na tarde desta terça-feira (22), um caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um acidente e caiu em uma área de mata em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a assessoria da FAB no Rio Grande do Norte, a aeronave estava em treinamento quando aparentemente apresentou problemas no motor. O piloto, que estava sozinho no momento do incidente, conseguiu ejetar a tempo da explosão.
“O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada“, informou a FAB. O piloto conseguiu foi resgatado por um equipe de salvamento da própria Força Aérea.
O acidente aconteceu perto de vários condomínios residenciais, o que gerou grande preocupação entre os moradores. De acordo com testemunhas, uma densa nuvem de fumaça foi rapidamente vista após a queda, o que motivou registros em vídeo e fotos, compartilhados por moradores nas redes sociais. A vegetação ao redor do local foi atingida pelo fogo, que se espalhou devido ao vazamento de óleo da aeronave.
As equipes de combate a incêndio da FAB atuaram inicialmente no controle das chamas na aeronave. Em seguida, os bombeiros militares do Rio Grande do Norte foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas.
Dois caminhões foram enviados para conter o fogo que atingia a vegetação próxima ao local do impacto. “Os bombeiros militares foram acionados para combater o fogo na vegetação, devido ao derramamento de óleo. A equipe está trabalhando para controlar as chamas.”
Após as equipes de combate a incêndio da FAB debelarem as chamas na aeronave, a área foi isolada para garantir a segurança dos moradores e facilitar os trabalhos de resgate e investigação.
O acidente mobilizou diversas equipes, e a FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A aeronave participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). No entanto, esse tipo de acidente é raro, e a FAB reitera que as medidas de segurança são rígidas durante esses exercícios.
Cruzex acontece em novembro na Base Aérea de Natal
Entre os dias 3 e 15 de novembro a Base Aérea de Natal recebe o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) – exercício multinacional organizado pela FAB que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024 vai reunir 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
*Esta matéria está em atualização.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.