Parnamirim
Tendência

Caça da Força Aérea Brasileira cai próximo a área residencial de Parnamirim

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes "para combater o fogo na vegetação" do local da queda do avião.

Na tarde desta terça-feira (22), um caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um acidente e caiu em uma área de mata em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a assessoria da FAB no Rio Grande do Norte, a aeronave estava em treinamento quando aparentemente apresentou problemas no motor. O piloto, que estava sozinho no momento do incidente, conseguiu ejetar a tempo da explosão.

O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada“, informou a FAB. O piloto conseguiu foi resgatado por um equipe de salvamento da própria Força Aérea.

O acidente aconteceu perto de vários condomínios residenciais, o que gerou grande preocupação entre os moradores. De acordo com testemunhas, uma densa nuvem de fumaça foi rapidamente vista após a queda, o que motivou registros em vídeo e fotos, compartilhados por moradores nas redes sociais. A vegetação ao redor do local foi atingida pelo fogo, que se espalhou devido ao vazamento de óleo da aeronave.

As equipes de combate a incêndio da FAB atuaram inicialmente no controle das chamas na aeronave. Em seguida, os bombeiros militares do Rio Grande do Norte foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas.

Dois caminhões foram enviados para conter o fogo que atingia a vegetação próxima ao local do impacto. “Os bombeiros militares foram acionados para combater o fogo na vegetação, devido ao derramamento de óleo. A equipe está trabalhando para controlar as chamas.”

Após as equipes de combate a incêndio da FAB debelarem as chamas na aeronave, a área foi isolada para garantir a segurança dos moradores e facilitar os trabalhos de resgate e investigação.

O acidente mobilizou diversas equipes, e a FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A aeronave participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). No entanto, esse tipo de acidente é raro, e a FAB reitera que as medidas de segurança são rígidas durante esses exercícios.

Cruzex acontece em novembro na Base Aérea de Natal

Entre os dias 3 e 15 de novembro a Base Aérea de Natal recebe o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) – exercício multinacional organizado pela FAB que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.

A edição de 2024 vai reunir 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.

Esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.

*Esta matéria está em atualização.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.