A Ponte Newton Navarro, em Natal, receberá um investimento de R$ 47 milhões para reforçar a segurança das operações de navegação no local. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante um evento que marcou a entrega de investimentos no estado.
As obras incluem a construção de Dolfins de Proteção dos Pilares (defensas) no vão navegável da ponte, especificamente nos apoios 17 e 18, próximos ao Porto de Natal.
O investimento, parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como objetivo garantir mais segurança às manobras das embarcações, facilitando o acesso e as operações no porto. A assinatura do contrato para a execução da obra está prevista para ocorrer em dezembro deste ano, com início das melhorias marcado para janeiro de 2025. A previsão é que as obras sejam concluídas em junho de 2026.
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância dos investimentos federais para o desenvolvimento da região Nordeste. Segundo o presidente, o governo está comprometido em trazer melhorias significativas para a região. “No Brasil, nenhum outro governo federal fez tantos investimentos no Nordeste do Brasil”, afirmou Lula, lembrando que a transposição do Rio São Francisco é um marco histórico. Ele ressaltou ainda que os recursos destinados ao Nordeste são “uma questão de justiça e de igualdade“.
“Todos os recursos que investimos aqui são pela democracia, pela civilidade, para dar chances aos estados e municípios de crescer e progredir“, completou o presidente.
Além dos recursos para a Ponte Newton Navarro, Lula anunciou outros investimentos no estado, incluindo projetos de saneamento básico, abastecimento de água, a construção de 400 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e a instalação de mais de 2 mil cisternas em 24 municípios do Rio Grande do Norte.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância das obras para o setor logístico do estado e comemorou o anúncio. “O presidente Lula está fazendo o maior volume de investimentos da história do Estado. Isso mostra o comprometimento do governo com o Rio Grande do Norte“, disse o ministro.
Ele também enfatizou a relevância das defensas para a operação do porto e o escoamento da produção local. “Estamos, hoje, anunciando as defensas da Ponte Newton Navarro, que é muito importante. Investimentos de quase 50 milhões, que vão ajudar na melhoria logística e na operação do porto, fazendo com que possamos receber navios maiores, melhorando a manobrabilidade e ajudando no escoamento da produção“, completou Costa Filho.
Atualmente, há restrições nas operações do porto de Natal, com manobras noturnas proibidas entre 18h e 5h, o que gera custos adicionais para os clientes. Com a implementação das defensas, as embarcações de grande porte poderão circular em qualquer horário, aumentando a eficiência das operações portuárias e reduzindo custos para as empresas. A Ponte Newton Navarro, que foi inaugurada em novembro de 2007, é um dos principais acessos entre as zonas Leste e Norte de Natal, com cerca de 1,8 km de extensão e um vão central de 55 metros de altura, ligando a Praia do Forte à Praia da Redinha sobre o rio Potengi.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também participou da cerimônia e destacou a relevância das obras. “As defensas da ponte vão sair, sim! A importância delas é, em primeiro lugar, segurança que vão trazer, além do aumento de mobilidade do canal. Também vai potencializar o desenvolvimento do turismo, que é uma das atividades econômicas mais promissoras que temos aqui no Rio Grande do Norte“, afirmou a governadora, reforçando o impacto positivo que as melhorias terão no estado.
Durante seu discurso, o ministro Silvio Costa Filho também falou sobre os investimentos futuros no setor portuário do estado, destacando que o governo federal vai investir quase R$ 400 milhões no Porto de Natal nos próximos quatro anos. “Vamos investir em dragagens, em terminais, no plano logístico, para melhorarmos a infraestrutura do local“, afirmou o ministro. Além disso, ele mencionou o desenvolvimento do Porto Verde de Caiçara do Norte, que, segundo Costa Filho, “pode se transformar em um dos maiores complexos portuários do Brasil“.
A expectativa é que essas melhorias aumentem a capacidade logística e competitiva do estado, possibilitando maior movimentação de cargas e facilitando o comércio exterior, principalmente com a chegada de embarcações de maior porte ao porto. Com a conclusão dessas obras, o Porto de Natal deve se tornar um polo logístico ainda mais estratégico para o Nordeste e o Brasil.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.