A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power anunciaram uma parceria em um novo projeto para geração de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Valor Econômico. A montadora participará da usina do projeto Dunamis, que está em construção pela Raízen, garantindo à empresa energia renovável suficiente para abastecer suas fábricas no Brasil.
De acordo com o jornal, o projeto Dunamis será implantado em uma área de 600 hectares no município de Santana do Matos, localizado a 190 quilômetros de Natal, na região central do estado. “Trata-se de mais um projeto que confirma o protagonismo do Estado em energias renováveis, desta vez com a presença de uma montadora do porte e importância econômica da Mercedes-Benz do Brasil”, afirmou Sílvio Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico do RN.
O modelo de autoprodução adotado pela montadora permite que a Mercedes-Benz invista diretamente na geração de energia para suas operações. “Com a produção na fazenda solar, a montadora terá toda a energia que precisa para o funcionamento das duas fábricas — a de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e a de cabines em Juiz de Fora (MG).”
Sílvio Torquato destacou ainda que “isso significa o Estado cada vez mais fortalecido do ponto de vista da contribuição à descarbonização e da ampliação de sua importância para o cenário de participação e liderança no mercado de geração de energia renováveis.”
A iniciativa é parte do compromisso da montadora em reduzir suas emissões de CO2 globalmente. “Poderemos ter, de forma 100% sustentável, toda a energia que precisamos em nossas fábricas e eventualmente até um excedente, o que nos ajuda em ideias ou atividades futuras”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.
Puchert também ressaltou que a parceria com a Raízen é um passo estratégico em direção à meta da montadora de neutralidade de CO2. O projeto no Rio Grande do Norte será essencial para cumprir o cronograma global da empresa. “Com a parceria, a empresa poderá até mesmo antecipar os prazos que definiu rumo a esse objetivo”, afirmou Puchert.
Conforme noticiado pelo Valor Econômico, o projeto Dunamis está em sua fase final de construção e contará com quatro usinas solares, com capacidade instalada total de 117,54 megawatts (MW). Frederico Saliba, CEO da Raízen Power, explicou que “o projeto permite mais parcerias com outras empresas”. Além disso, Saliba destacou a relevância ambiental do projeto: “Trata-se de um projeto que vai evitar a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Isso equivale à plantação aproximada de 140 mil árvores.”
Essa colaboração entre Mercedes-Benz e Raízen reforça o papel do Rio Grande do Norte como protagonista na geração de energia limpa e renova o compromisso do estado e das empresas envolvidas com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.