Política
Tendência

Comissão aprova projeto para equipar policiais com kits de primeiros socorros

Projeto de Lei aprovado na Câmara obriga policiais a usarem kits de atendimento pré-hospitalar tático, que já mostraram eficácia internacional na redução de mortes.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3101/24, que obriga policiais envolvidos em ações de repressão ao crime a portarem kits de atendimento pré-hospitalar tático básico. O objetivo da medida é garantir o atendimento emergencial a agentes de segurança pública durante operações de alto risco.

De acordo com o texto, os kits deverão conter torniquete, gaze, bandagem, manta térmica e luvas, itens essenciais para tratar ferimentos graves, como hemorragias, em situações de combate. Além disso, o projeto estabelece que as forças de segurança pública serão responsáveis por fornecer, no mínimo, um kit para cada agente em serviço, bem como treinar 70% do efetivo nos próximos quatro anos.

Outro ponto importante do projeto é a inclusão da disciplina de atendimento pré-hospitalar tático nos cursos de formação de agentes de segurança pública. A proposta é de autoria da deputada Eliza Virgínia (PP-PB), que destacou o impacto positivo da medida em outras forças policiais internacionais.

A implementação desses kits na polícia britânica resultou em uma redução de 35% nas fatalidades de policiais durante operações de alto risco“, afirmou Eliza. “O treinamento especializado e a disponibilidade de equipamentos adequados foram fatores cruciais para essa redução“, afirmou a deputada.

O relator do projeto, deputado Allan Garcês (PP-MA), também reforçou a importância da medida para salvar vidas de agentes. “Alguns estados já disponibilizam os equipamentos para as suas forças policiais, mas é preciso adotar a medida como garantia de cuidados essenciais aos agentes que possam ser feridos em situações de combate à criminalidade“, destacou.

Próximos passos

A matéria ainda será analisada pelas comissões de Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para que o texto vire lei, ele precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A implementação do projeto pode representar um avanço significativo na proteção dos profissionais de segurança pública no Brasil, trazendo mais segurança nas operações e fortalecendo o compromisso do Estado com a preservação da vida desses agentes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.