O vereador Daniel Valença (PT) consolidou seu retorno à Câmara Municipal de Natal nas eleições de 2024, sendo reeleito com 8.249 votos, o que representou um aumento significativo em relação aos cerca de 2.000 votos recebidos nas eleições de 2020. Essa marca o posiciona como o terceiro mais votado no pleito atual e estabelece um novo recorde de votação para um candidato do PT em Natal, superando o feito anterior de Natália Bonavides nas eleições de 2016.
Daniel Valença, que assumiu a vaga de Divaneide Basílio em janeiro de 2023, agradeceu o apoio recebido ao longo de sua campanha, reforçando sua gratidão a todos os que participaram do projeto político. “Eu gostaria de agradecer à minha família, à nossa assessoria, à militância petista e especialmente a cada trabalhador e a cada trabalhadora que tomou para si esse projeto político coletivo e popular”, afirmou o vereador, destacando a importância do engajamento da base petista.
Filiado ao PT há mais de 20 anos, Valença é vice-presidente estadual do partido e atuou como oposição ferrenha à gestão do prefeito Álvaro Dias, sendo uma voz constante em temas como a falta de vagas em creches, a situação dos serviços públicos e o tratamento dado aos servidores.
“No mandato, fiscalizamos muitos serviços e constatamos sua precariedade ou fechamento, a exemplo de hospitais e do CAPS Leste III. Estivemos ao lado de professores, técnicos de enfermagem e enfermeiros, trabalhadores da assistência social e muitos outros profissionais buscando uma cidade melhor, uma cidade popular”, enfatizou Valença, que foi uma das principais figuras de oposição na Câmara.
Em julho de 2023, Daniel Valença e sua equipe conseguiram impedir a construção de uma trincheira entre as avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, uma obra orçada em R$ 17 milhões, por entenderem que a obra não tinha justificativas técnicas suficientes. Além disso, o vereador se manifestou contra a engorda da Praia de Ponta Negra, projeto que, segundo ele, coloca em risco o meio ambiente, e criticou a privatização do Complexo Turístico da Redinha, defendendo que esses projetos atendiam a interesses de setores privilegiados da cidade. “O que ficou evidente ao longo do nosso mandato é que a prefeitura do Natal representa tão somente os interesses dos mais ricos, deixando o povo trabalhador à margem das decisões”, declarou.
Além de suas críticas à gestão municipal, Daniel Valença se destaca por sua atuação em defesa dos servidores públicos, participando de manifestações e sendo ativo em negociações de pautas salariais e de melhores condições de trabalho para diversas categorias. Valença também ressaltou a importância de continuar o projeto coletivo do PT, com a presença de Natália Bonavides no segundo turno das eleições municipais para a prefeitura de Natal, reafirmando o compromisso do partido com uma gestão popular. “Natália entra no segundo turno e está pronta para, sim, fazer diferente e mudar o futuro dessa cidade”, completou.
Além de Daniel Valença, outros vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Natal em 2024 foram:
- Robson Carvalho (União Brasil) – 9.785 votos
- Eriko Jácome (PP) – 8.819 votos
- Daniel Valença (PT) – 8.249 votos
- Irapoã (Republicanos) – 7.760 votos
- Daniel Rendall (Republicanos) – 7.417 votos
- Thabatta Pimenta (PSOL) – 7.085 votos
- Brisa (PT) – 6.877 votos
- Herberth Sena (PV) – 6.709 votos
- Camila Araújo (União Brasil) – 6.563 votos
- Nina Souza (União Brasil) – 6.127 votos
- Tércio Tinôco (União Brasil) – 5.707 votos
- Léo Souza (Republicanos) – 5.435 votos
- Kleber Fernandes (Republicanos) – 5.334 votos
- Matheus Faustino (União Brasil) – 5.195 votos
- Samanda (PT) – 5.189 votos
- Aldo Clemente (PSDB) – 5.113 votos
- Preto Aquino (Podemos) – 4.959 votos
- Tárcio de Eudiane (União Brasil) – 4.692 votos
- Subtenente Eliabe (PL) – 4.224 votos
- Luciano Nascimento (PSD) – 4.214 votos
- Eribaldo Medeiros (Rede) – 4.135 votos
- Hermes Câmara (Cidadania) – 4.022 votos
- Cláudio Custódio (PP) – 3.939 votos
- Pedro Henrique (PP) – 3.728 votos
- Daniel Santiago (PP) – 3.721 votos
- João Batista Torres (DC) – 3.565 votos
- Anne Lagartixa (Solidariedade) – 3.518 votos
- Tony Henrique (PL) – 3.206 votos
- Fulvio (Solidariedade) – 3.086 votos
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.