O Nordeste brasileiro deve enfrentar um início de semana com fortes chuvas, especialmente no Piauí e Maranhão, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cidades como Teresina e São Luís estão na mira das precipitações mais intensas, enquanto capitais como Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, e Aracaju devem observar um céu carregado de nuvens com possibilidade de chuvas isoladas desde as primeiras horas do dia. Em Salvador, espera-se pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã.
Conforme avança o dia, a previsão indica que a chance de chuva e trovoadas se estende a quase todas as capitais da região, exceto São Luís, que terá um período de tempo nublado, mas ainda assim, a noite promete ser de chuva em toda a área.
A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, fala que a região vai receber volumes significativos de chuvas durante a semana devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “Em alguns pontos, podem ocorrer chuvas com acumulado acima de 60 a 80 milímetros. Entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), a chuva será muito concentrada no centro e oeste da Bahia, mas também prevemos chuvas no centro do Piauí, partes do oeste e sul do Ceará, além do oeste de Pernambuco e da Paraíba, principalmente na terça e quarta-feira“, analisa.
Alertas de chuvas intensas foram emitidos pelo Inmet, cobrindo uma área que vai desde o sudoeste da Bahia, incluindo cidades como Jequié, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, até o norte do Ceará, em Sobral.
As temperaturas nas capitais nordestinas na segunda-feira devem variar, com a mínima prevista de 25ºC em São Luís, Teresina, Natal, e Salvador, enquanto a máxima pode chegar a 33ºC em Maceió e Salvador.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.