A NASA está em busca de voluntários dispostos a se submeterem a uma experiência única: viver dentro de um ambiente simulado marciano, aproximadamente do tamanho de um apartamento de dois quartos, durante um ano inteiro. Esta iniciativa faz parte da segunda edição do programa CHAPEA, prevista para ocorrer na primavera de 2025, com prazo final para inscrições até o dia 2 de abril.
Uma equipe de quatro pessoas viverá e trabalhará dentro de um habitat impresso em 3D, com 1.700 pés quadrados (cerca de 518 metros quadrados), projetado para simular as condições na superfície de Marte. Esse habitat, conhecido como Mars Dune Alpha, está localizado no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, e inclui cozinha, dois banheiros, quartos privativos, área de trabalho e um espaço recreativo para socialização.
Se você é um cidadão americano ou residente permanente, saudável, motivado, não fumante, entre 30 e 55 anos de idade, e possui um mestrado em um campo STEM (ciência, tecnologia, engenharia ou matemática) com dois anos de experiência profissional em STEM ou 1.000 horas de experiência em pilotagem, então você pode ter o perfil necessário para a missão.
Entretanto, é importante ressaltar que essa experiência está longe de ser uma longa férias. Os quatro voluntários executarão diferentes tarefas, como se estivessem em uma missão para Marte, incluindo caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção do habitat, higiene pessoal, exercícios físicos e cultivo de plantas. Além disso, a equipe terá que lidar com um atraso de comunicação realista com Marte de até 22 minutos com o controle terrestre.
O programa CHAPEA tem como objetivo monitorar o desempenho da equipe ao longo do ano para ajudar a entender os desafios físicos e mentais que os astronautas reais podem enfrentar em Marte. A primeira equipe de voluntários entrou no habitat de Marte em junho de 2023 e tem compartilhado suas experiências por meio de imagens que mostram o cotidiano em um análogo marciano.
Com o objetivo de criar uma presença humana de longo prazo em Marte, os pesquisadores devem considerar os possíveis impactos na saúde física e mental e no comportamento. Um estudo recente sugeriu que apenas 22 pessoas seriam necessárias para manter uma colônia em Marte, e que esses habitantes de Marte deveriam ter personalidades agradáveis para garantir uma melhor sobrevivência no Planeta Vermelho.
Além da preparação para os desafios humanos, a NASA está avançando em muitas tecnologias para enviar astronautas a Marte o mais cedo possível na década de 2030. Isso inclui a produção de oxigênio a partir da atmosfera marciana, sistemas de suporte à vida que podem regenerar ou reciclar consumíveis como comida, ar e água, e o desenvolvimento de trajes espaciais que protegerão os astronautas de ambientes hostis e fornecerão todo o ar, água, controles de monitoramento biométrico e comunicações necessárias durante excursões fora de sua nave ou habitat.
A NASA planeja realizar um total de três missões analógicas de Marte baseadas em terra. Portanto, se você ainda não está pronto para se aconchegar com três estranhos em outro planeta, sempre haverá uma próxima oportunidade. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do programa.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.