A Petrobras enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários nesta quinta-feira (6) confirmando o reajuste dos combustíveis. Para a gasolina o reajuste será de 3%, já o diesel terá um aumento de 5%; Os reajustes começam a valer a partir de 0h desta sexta-feira (7).
Em comunicado divulgado ao mercado, a empresa lembra que “os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS”. O reajuste deve chegar aos postos de combustíveis, mas os percentuais de reajuste da gasolina para o consumidor final devem ser menores, uma vez que a gasolina vendida nos postos provém de uma mistura de 25 por cento de etanol anidro, mais barato que o combustível fóssil. Mesmo assim, a inflação do país deverá sofrer algum impacto.
Com o anúncio do aumento, alguns consumidores começaram a correr aos postos para encher o tanque antes da mudança na tabela. Esse reajuste já era esperado, pois os preços dos combustíveis apresentava uma defasagem de 17% entre janeiro e setembro, comparando-se aos preços internacionais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.