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Idema questiona paralisação da obra de engorda na Praia de Ponta Negra

Instituto afirmou que o material a ser utilizado foi previamente avaliado e considerado adequado para o projeto de engorda, o que garantiu tanto a viabilidade técnica quanto ambiental da obra.

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, foi suspensa temporariamente pela prefeitura, na última terça-feira (3), após recomendação da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). A pausa, ocorrida quatro dias após o início dos trabalhos, foi solicitada para a realização de análises laboratoriais dos sedimentos que serão utilizados no projeto, de acordo com a assessoria técnica da Funpec.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, explicou que a suspensão é uma etapa técnica prevista e essencial. “Essa pausa é necessária para que possamos avaliar tanto o aspecto volumétrico quanto a qualidade dos sedimentos que serão aplicados na praia”, disse Mesquita, destacando que o processo está em conformidade com as condicionantes ambientais exigidas pelo Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN).

Contudo, o Idema se pronunciou oficialmente na quarta-feira (4), revelando que não havia sido comunicado formalmente sobre a decisão de interromper a obra. Em nota, o órgão expressou surpresa com a suspensão e trouxe novos detalhes sobre o estudo técnico que embasa o projeto.

Contextualização e posicionamento do Idema

Em sua manifestação, o Idema ressaltou que a decisão tomada pela Funpec e a Prefeitura de Natal não foi previamente informada ao órgão ambiental. Conforme o texto da nota: O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) informa que, até o presente momento, não foi notificado oficialmente a respeito da paralisação da Obra do Aterro Hidráulico da Praia de Ponta Negra, resultante das orientações feitas à Prefeitura por parte da Funpec“.

Além de destacar a ausência de comunicação formal, o Idema defendeu o projeto com base em análises técnicas já submetidas pela Secretaria de Infraestrutura do Município de Natal (SEINFRA). De acordo com o instituto, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que embasou a execução da obra, já apontava a viabilidade do material a ser utilizado na engorda da faixa de areia.

A nota faz menção direta ao EIA, que identificou uma jazida de sedimentos apropriada para o projeto: No que diz respeito à área indicada para remoção dos sedimentos para a obra de engorda, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), submetido pela Prefeitura de Natal, apontou em sua página de número 50, a existência de uma jazida de empréstimos de sedimentos arenosos, com diâmetro médio (D50) de 0,75 cm, considerada compatível para a execução da obra“.

Posicionamento do Idema a respeito da Suspensão das Atividades da Engorda da Praia de Ponta Negra
Reprodução

Com base nesse estudo, o Idema afirmou que o material a ser utilizado foi previamente avaliado e considerado adequado para o projeto de engorda, o que garantiu tanto a viabilidade técnica quanto ambiental da obra. O órgão ressaltou que continuará monitorando de perto os desdobramentos para assegurar que o projeto atenda às normas ambientais e promova o desenvolvimento sustentável.

Essa compatibilidade, evidenciada no documento, assegurou a viabilidade técnica e ambiental do projeto“, afirmou o Idema, reiterando que seu compromisso é com a proteção do meio ambiente e o acompanhamento técnico do progresso da obra.

Pausa técnica recomendada pela Funpec

A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) recomendou uma pausa de até sete dias para a conclusão dos testes laboratoriais necessários à análise dos sedimentos que serão utilizados na obra. Esses testes são considerados fundamentais para garantir a qualidade do material que será aplicado na Praia de Ponta Negra.

A obra, que tem investimento de R$ 73 milhões e está prevista para durar 94 dias, faz parte de um esforço para ampliar a faixa de areia da praia, combatendo os efeitos da erosão. O projeto envolve a remoção de sedimentos do fundo do mar, e o estudo técnico busca assegurar que o material depositado na orla seja compatível com as exigências ambientais.

Os trabalhos estão planejados inicialmente para ocorrer praticamente 24 horas por dia, a fim de cumprir o cronograma estabelecido, e a expectativa é que, após a finalização das análises, a obra possa ser retomada sem maiores interrupções.

Apesar da paralisação, a Prefeitura de Natal acredita que o cronograma original será mantido, garantindo que a obra de engorda siga dentro dos prazos previstos.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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