O prefeito de São José do Campestre, Joseilson Borges da Costa, mais conhecido como Neném Borges (MDB), foi assassinado a tiros em sua casa na noite de terça-feira (18).
A cidade de São José do Campestre, que fica a 100 km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, tem pouco mais de 12 mil habitantes e está em choque com a notícia do assassinato. Neném Borges, de 43 anos, era prefeito pela segunda vez, tendo sido reeleito em 2020 com mais de 70% dos votos.
A Polícia Civil iniciou as investigações imediatamente após o ocorrido, contando com o apoio da 6ª Delegacia Regional e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa. As autoridades afirmam estar tratando o caso com a importância e prioridade que um fato de tamanha gravidade merece.
O crime
Segundo a polícia, o fato aconteceu por volta das 23h. O autor do crime teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Neném Borges estava deitado no sofá de casa e acabou sendo alvejado por três tiros no rosto. Nenhum suspeito foi preso.
Outros familiares também estavam no imóvel, mas não foram atingidos pelos tiros. O criminoso conseguiu fugir.
O corpo do prefeito foi recolhido para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, onde passa por perícia. Segundo a polícia, as balas usadas no crime são de calibre 38.
O prefeito
Neném Borges era uma figura conhecida e respeitada na cidade. Antes de ser prefeito, ele foi vereador pelo MDB e assumiu o comando da cidade em 2018, quando presidia a Câmara Municipal de São José do Campestre. Sua ascensão ao cargo de prefeito foi decorrente da cassação dos mandatos de Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges, respectivamente prefeita e vice-prefeita, eleitas em 2016.
Em 2018, após assumir o cargo interinamente, Neném foi eleito com 3.949 votos em eleições suplementares organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Até o momento, não há informações sobre o motivo do assassinato de Neném Borges. Sua morte deixou um vazio não apenas em São José do Campestre, mas em toda a região. A Prefeitura da cidade ainda não emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido, mas já publicou imagens de luto em suas redes sociais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.