Mundo

China registra primeira morte humana por gripe aviária H3N8

Mulher de 56 anos morreu vítima de infecção

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (12) que a China registrou a primeira morte humana por gripe aviária H3N8. O vírus, que circula entre aves, cavalos e cães desde 2002, raramente infecta seres humanos. No entanto, a infecção em humanos pode levar a doenças graves, incluindo pneumonia e morte.

Embora haja registro de apenas dois casos humanos anteriores na China, ambos não fatais, a recente morte de uma mulher de 56 anos aumentou as preocupações sobre a disseminação do vírus. De acordo com a OMS, a paciente começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro e foi hospitalizada com pneumonia grave em 3 de março, antes de falecer em 16 de março.

Em comunicado, a OMS explicou que o caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves (IRAG) e que a paciente tinha múltiplas condições subjacentes. Ela também tinha histórico de exposição a aves de cativeiro antes do início da doença e aves silvestres próximas à sua residência. A organização ainda afirmou que nenhum contato próximo da paciente desenvolveu infecção ou sintomas da doença.

Ainda é considerado que o vírus H3N8 é de baixo risco, e não se acredita que a infecção tenha sido transmitida por outro ser humano. No entanto, a OMS ressalta a importância de continuar os esforços para contê-lo como uma possível doença emergente.

Os pesquisadores recomendam evitar o contato com ambientes de alto risco, como fazendas e superfícies contaminadas com fezes de aves, além de praticar uma boa higiene das mãos para prevenir a infecção.

Embora o vírus H3N8 não seja atualmente considerado uma ameaça significativa para a saúde pública, a recente morte de uma mulher na China destaca a necessidade contínua de vigilância e precaução para evitar uma possível emergência sanitária. A cooperação internacional é fundamental para monitorar a situação e adotar medidas para prevenir a propagação do vírus.

As autoridades de saúde em todo o mundo devem permanecer atentas e trabalhar em conjunto para mitigar a possível disseminação do vírus e prevenir futuras mortes. É importante continuar acompanhando de perto a evolução da situação para garantir a segurança da população mundial.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.