Professores da rede estadual de educação encerraram a greve iniciada há mais de um mês, no Rio Grande do Norte, após aceitarem a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do estado. Segundo o sindicato que representa a categoria, as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (13).
A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (12), na qual a maioria dos professores presentes votou pela volta ao trabalho. De acordo com o sindicato, foram 272 votos contra 181, que queriam manter a greve. Outros 10 se abstiveram.
A principal demanda da categoria era a implantação do reajuste de 14,95% no Piso Nacional do Magistério. Após negociações, o governo apresentou uma proposta que inclui o reajuste em abril, retroativo a janeiro, além de outros reajustes ao longo do ano.
A proposta apresentada pelo governo inclui a aplicação de 7,21% em maio para todos que já recebem acima do Piso (ativos, aposentados e pensionistas com paridade), a aplicação de 3,69% em novembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade) e a aplicação de 3,49% em dezembro (ativos, aposentados e pensionistas com paridade). Além disso, o retroativo será quitado em oito parcelas, entre maio e dezembro de 2024, contemplando ativos, aposentados e pensionistas com paridade.
Embora a proposta tenha sido aceita pela maioria da categoria, alguns professores ainda não estavam satisfeitos com o parcelamento dos valores retroativos e a complementação do reajuste para quem ganha acima do piso somente no fim do ano.
Outras demandas da categoria incluem a realização de concurso público e o envio à Assembleia Legislativa dos projetos de lei sobre porte das escolas e do ensino em tempo integral. Embora essas demandas ainda não tenham sido atendidas, o sindicato que representa os professores afirmou que enviará um ofício ao governo comunicando a decisão da assembleia e informando que aceita os termos da última proposta do Estado para quitação do piso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.