Ao contrário do Natal, a Páscoa curiosamente cai em uma data diferente a cada ano. Embora a Páscoa seja sempre no domingo, às vezes pode ocorrer em março e no ano seguinte no final de abril.
Em 2023, a Páscoa será celebrada neste domingo, 9 de abril (para os cristãos ocidentais), enquanto a Páscoa de 2024 será em 31 de março e a Páscoa de 2025 será em 20 de abril.
Neste momento, você deve ter se questionado: “Por qual motivo essa mudança (um tanto confusa), acontece todo ano?“
O calendário da Páscoa é baseado no calendário lunar, em oposição ao calendário solar. Ele também leva em conta a forma como o feriado deve acontecer em determinados dias da semana, ou seja: Sexta-feira Santa, Sábado Santo, Domingo de Páscoa e Segunda-feira de Páscoa (sendo considerado feriado em numerosos países de todo o mundo).
O que é o Calendário Lunar?
Enquanto o calendário solar, que é usado no dia a dia, é baseado na rotação da Terra em torno do Sol e equivale (em média) a 365,2 dias, o calendário lunar é baseado nos ciclos mensais das fases da Lua. Um mês lunar é de 29,5 dias, e um ano lunar é de 354 dias e algumas horas, um pouco mais curto que o ano solar.
A data da Páscoa para os cristãos ocidentais ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte. Como o equinócio aconteceu em 20 de março este ano, a próxima lua cheia – chamada de “SuperLua Rosa” – ocorreu na última quinta-feira, 6 de abril de 2023. Portanto, o domingo de Páscoa é o primeiro domingo após esta data, que cai em 9 de abril de 2023.
Por que a Páscoa segue o calendário lunar?
A Páscoa é o feriado cristão que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim diz a tradição, o Cristo foi crucificado na cruz na sexta-feira santa. O sábado santo marca o dia em que seu corpo foi colocado no túmulo, enquanto o domingo de Páscoa é o dia em que ele ressuscitou dos mortos.
A mudança de datas ocorre porque é importante que o Domingo de Páscoa realmente caia em um domingo.
A razão pela qual a Páscoa segue o calendário lunar, ao contrário do outro grande feriado cristão do Natal, é um pouco menos óbvia. No entanto, provavelmente tem algo a ver com as raízes da Páscoa na Pessach (a Páscoa Judaica), uma importante festa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. Como o calendário hebraico é baseado nos ciclos lunares, a Páscoa também segue essa tendência.
Por que o Natal é em 25 de dezembro?
No tocante ao Natal, a maioria dos estudiosos agora acredita que é altamente improvável que Jesus tenha nascido em dezembro. A igreja começou oficialmente a celebrar o Natal em 25 de dezembro de 336 dC sob o governo do imperador romano Constantino, embora não tenha se tornado um grande festival cristão até séculos depois.
A razão pela qual dezembro foi escolhido ativamente foram suas ligações com as festividades pagãs celebradas em torno do solstício de inverno em 21 ou 22 de dezembro. Talvez o Natal estivesse prestando homenagem a essas tradições pagãs profundamente enraizadas ou, provavelmente, o imperador Constantino queria torná-las irrelevantes.
Tentativas de mudar a data da Páscoa
Embora tenha havido sugestões de que a Páscoa deveria seguir o calendário solar em vez do lunar, principalmente para simplificar a celebração, as tradições são difíceis de mudar. Em 1928, foi aprovada a Lei da Páscoa no Reino Unido, que propunha que o domingo de Páscoa fosse celebrado no domingo seguinte ao segundo sábado de abril. No entanto, a lei nunca foi posta em prática.
Por fim, a data da Páscoa muda todos os anos devido ao calendário lunar e à tradição cristã de celebrá-la no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Embora muita gente tenha proposto que a Páscoa seguisse o calendário solar, principalmente por uma questão de simplicidade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.