Com a onda de ataques a prédios públicos no Rio Grande do Norte, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (15) que o governo segue avaliando a situação e pode enviar mais agentes da Força Nacional ao estado se o “clima de conflagração” continuar.
Segundo as autoridades estaduais, a onda de ataques foi ordenada por criminosos e motivada por exigências, como a instalação de televisores e a liberação de visitas íntimas em presídios. Os atos de vandalismo já atingiram 29 cidades do estado, tendo como alvos prédios públicos, comércios e veículos.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que a Força Nacional atuará em Natal, nas cidades da região metropolitana e em Mossoró, na região oeste. No entanto, algumas cidades já suspenderam serviços, como a abertura de postos de saúde e a limpeza pública, além de terem cancelado aulas. Na terça-feira (14), Dino já havia anunciado o envio de 220 homens da Força Nacional para reforçar a segurança no estado.
O ministro afirmou que novas transferências de presos identificados como envolvidos na determinação dos ataques também poderão ser feitas. Até o momento, 37 suspeitos foram presos, sendo um adolescente, quatro foragidos da Justiça recapturados, um tornozelado preso com arma de fogo, um tornozelado com galão de gasolina e um suspeito encaminhado ao hospital. Além disso, foram apreendidas nove armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 33 artefatos explosivos, oito galões de gasolina, cinco motos, dois carros, dinheiro, drogas e munições.
Em meio à onda de ataques, os ônibus de Natal estão sendo recolhidos novamente após mais um ônibus do sistema de transporte público da cidade ter sido incendiado. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana autorizou táxis, veículos de transporte escolar e fretamento turístico a realizarem lotação para permitir que a população possa realizar seus deslocamentos necessários.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Natal comunicou que não haverá expediente nesta quarta-feira (15) nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os pontos extras de vacinação do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas também não funcionam nesta quarta-feira. No entanto, os serviços da Rede de Urgência e Emergência, como UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os hospitais, mantêm o seu funcionamento normal.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também suspendeu as aulas em todos os seus campi nesta quarta-feira (16) “em virtude da redução da oferta de transporte público no estado e como forma de preservar a segurança da comunidade universitária”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.