Empregos e Estágios

Setor de energia verde deve gerar 2 milhões de empregos no Brasil

Vagas para diversas áreas devem atrair profissionais com diferentes níveis de formação

O setor de energia verde no Brasil está em plena expansão e deve gerar dois milhões de empregos nos próximos cinco anos. Isso se deve aos futuros investimentos na área, como a construção de parques eólicos e usinas solares, que impulsionarão a criação de postos de trabalho em diversas áreas e com diferentes níveis de formação.

Atualmente, o Brasil já conta com 10% dos empregos “verdes” no mundo, principalmente por meio da geração hidrelétrica e biocombustíveis. No entanto, a projeção é de que o país acelere o ritmo de abertura de vagas em renováveis, tornando-se um grande gerador de empregos em um mercado em expansão.

De acordo com o estudo “Plano Nordeste Potência“, realizado por instituições como o Centro Brasil no Clima e o Instituto Clima Info, 13% das vagas geradas no setor de energia verde serão destinadas a profissionais com ensino superior, enquanto 50% exigirão formação técnica e os outros 37% não requererão qualificação específica. Isso significa que a expansão do mercado de energia verde não é apenas positiva para profissionais com formação técnica ou superior, mas também para aqueles que estão começando a carreira e buscam oportunidades em áreas relacionadas.

Apesar do grande potencial do mercado de energia verde, o setor enfrenta desafios na formação técnica dos profissionais que atuarão nele. Entidades como a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica) defendem parcerias entre empresas, governo e universidades para elevar a qualificação em renováveis, evitando gargalos futuros na expansão do mercado de trabalho.

Além disso, o Brasil tem se destacado no uso de energia solar fotovoltaica, ultrapassando a energia eólica em capacidade instalada, segundo dados da Absolar. A geração distribuída é um dos fatores que têm impulsionado o crescimento da energia solar no país.

Com a criação da Secretaria de Transição Energética pelo novo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo brasileiro pretende desenvolver políticas de fomento à energia limpa. Isso demonstra o compromisso do país em investir em tecnologias sustentáveis e na geração de empregos no setor de energia verde.

Em resumo, o setor de energia verde no Brasil é um mercado em expansão que oferece diversas oportunidades de emprego em áreas variadas e com diferentes níveis de formação. É um setor em que o país já é um grande protagonista, e que deve seguir crescendo com o investimento em tecnologias limpas e sustentáveis.

Com políticas públicas e parcerias entre empresas, governo e universidades, é possível elevar a qualificação dos profissionais que atuarão nesse setor, gerando ainda mais empregos e impulsionando a economia do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.