A Americanas, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e varejista do Brasil, foi multada em R$ 11 milhões pelo Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, por descumprir ofertas, cancelar compras e não entregar produtos aos seus clientes.
A apuração dessas infrações teve início após uma reclamação formal feita por um consumidor no Procon-MG, que se sentiu lesado ao ter a compra de uma geladeira cancelada pela empresa, apesar de já ter pago pelo produto. A partir daí, o Procon-MG identificou que esse não era um caso isolado, mas sim uma tendência da empresa.
O Procon-MG reuniu outras reclamações passadas contra a Americanas, tendo identificado 445 casos de descumprimento de ofertas e indisponibilidade de produtos no período de 4 de janeiro de 2020 a 4 de janeiro de 2022 na plataforma ReclameAqui. Essas infrações aconteceram em uma época em que a pandemia do COVID-19 causou uma grande demanda por compras online, e a Americanas, assim como outras empresas, teve dificuldades para atender a esse aumento de solicitações.
A multa aplicada à varejista Americanas pelo Procon-MG tem como objetivo prevenir futuras infrações e proteger os direitos dos consumidores. Além disso, a medida serve como um alerta para que outras empresas de comércio eletrônico tomem cuidado para evitar descumprimentos de ofertas e a não entrega de produtos.
A Americanas ainda pode recorrer da decisão do Procon-MG, mas a multa é uma prova de que a empresa precisa mudar suas práticas para garantir a satisfação de seus clientes. Comprar pela internet é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores, e é importante que as empresas ofereçam um serviço de qualidade e que cumpram suas obrigações.
A Americanas tem a responsabilidade de fornecer aos seus clientes os produtos que oferece e de respeitar as condições de compra acordadas com os consumidores. Caso contrário, a empresa pode ser multada e perder a confiança de seus clientes, o que pode afetar negativamente o seu negócio.
Procurada pela reportagem, a Americanas disse que “o cliente em questão foi atendido e teve seu caso solucionado”. “A companhia afirma que irá recorrer da decisão e reitera que tem excelente reputação no ranking Reclame Aqui, com alto índice de solução, e há 10 anos é reconhecida por seu atendimento ao cliente no Prêmio Reclame Aqui“, continua a empresa.
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