Variedades

Crise humanitária: crianças Yanomami são vítimas de desnutrição

Além disso, equipes do Ministério da Saúde se depararam com "idosos em estado grave de saúde, além de muitos casos de malária e infecção respiratória aguda"

Imagens divulgadas nas redes sociais de crianças com desnutrição grave na Terra Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil, alertam para a desassistência na área da saúde. As fotos, divulgadas pela associação Urihi, revelam meninos e meninas extremamente magros e com costelas aparentes.

Para tentar conter a situação, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério da Saúde montaram uma estratégia emergencial na região.

De acordo com um levantamento do portal Sumaúma, ao menos 570 crianças menores de cinco anos morreram nos últimos quatro anos por doenças que poderiam ter sido evitadas. As vítimas são de mais de 120 comunidades Yanomamis, entre elas a Kataroa, na região do Surucucu, no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima.

Segundo o presidente da Urihi, Júnior Hekurari Yanomami, que também é chefe do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), a desnutrição severa se deve à falta da cobertura sanitária na região, escassez de medicamentos e invasão de garimpeiros.

Estamos sem assistência há quatro anos. Todos os dias, desde que o Ministério da Saúde chegou aqui, no dia 16, dezenas de crianças e adultos são levados para a capital em estado grave. Apresentam desnutrição, malária. Tem crianças tendo paradas cardíacas. Precisamos de insumos e medicamentos urgente“, relatou Júnior Hekurari Yanomami ao GLOBO.

Segundo o presidente da Urihi, na manhã desta sexta-feira (20) os técnicos do Ministério da Saúde salvaram um bebê de 18 dias que apresentava pneumonia aguda. Ele teve cinco paradas cardíacas e foi levado de helicóptero para um hospital de Boa Vista, capital de Roraima. Outra criança de três anos, que pesa apenas 6 quilos, foi atendida após convulsionar duas vezes.

Todo o território tem cerca de 8 mil crianças, grande parte delas com algum problema de saúde.

Em nota divulgada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), desde o último dia 16 de janeiro, agentes do Ministério da Saúde estão no território para fazer um levantamento de informações para o diagnóstico sobre a situação da saúde dos indígenas.

Ministério da Saúde decreta emergência em saúde pública em terras Yanomami

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública em decorrência da desasisstência do povo Yanomami, em edição extra do Diário Oficial da União da sexta-feira. A determinação, assinada pela Ministra Nísia Trindade, orienta que haja coordenação para reestabelecer o oferecimento de serviços de saúde à população que enfrenta sérios casos de desnutrição, entre outras doenças.

A pasta informou que desde a última segunda-feira, 16, equipes foram à região Yanomami, território indígena com mais de 30,4 mil habitantes. Lá, os “especialistas se depararam com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos“, diz o comunicado.

Ontem (20), foi anunciado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá ir à Roraima para visitar o povo Yanomami neste sábado. Nas redes, o Lula disse que as informações recebidas indica “absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami”. Localizada em Roraima e Amazonas, a região é alvo da forte presença do garimpo ilegal.

Entre as marcas deixadas pela ilegalidade, a população sofre com a poluição de rios e contaminação de peixes por mercúrio e danos ambientais, além da falta de segurança.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.