Variedades

Black Friday e Copa do Mundo: economista alerta para risco de endividamento

Proximidade dos eventos com Natal e Ano Novo pode antecipar calendário comercial; CNDL aponta que inadimplência já atinge 64,25mi de brasileiros

A tão esperada Black Friday – época de promoções famosas por prometerem bons descontos – este ano terá com quem competir pela atenção dos consumidores: a Copa do Mundo. Segundo o economista Eduardo Amendola, docente da Estácio, os dois eventos irão agregar um ao outro, criando a possibilidade do calendário comercial ser antecipado.

A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, com o primeiro jogo do Brasil marcado para o dia 24. Logo em seguida, no dia 25, acontece a Black Friday. Junto a isso, com o fim do evento futebolístico no dia 18, próximo ao Natal e ao Réveillon, as datas que tradicionalmente estimulam o movimento de compra e venda no fim do ano estarão bem próximas, fazendo com que o comércio antecipe promoções, opina Amendola.

Diante dessa situação, o economista ressalta a importância do planejamento financeiro das famílias para evitar o endividamento pelas compras por impulso para cada ocasião. Para o evento esportivo, por exemplo, historicamente nota-se um crescimento de vendas de televisores e seus itens periféricos. No Natal, compras de presentes e ingredientes para a ceia sempre acontecem. Diante disso, a orientação é ficar atento desde já às oportunidades antecipadas, uma vez que o comércio já está se preparando.

O planejamento é fundamental para conseguir aproveitar os descontos da Black Friday e fugir das compras por impulso. É muito importante respeitar esse orçamento para evitar o endividamento desequilibrado”, destaca o professor.

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos (39,71%) estavam negativados em setembro de 2022 – o equivalente a 64,25 milhões de pessoas, um novo recorde da série histórica do levantamento, realizado há 8 anos.

Eduardo lembra que neste período a segunda parcela do 13º salário estará liberada para os trabalhadores, logo é importante que as famílias tenham cada vez mais atenção ao uso desta renda, pensando na quitação de dívidas já existentes e nas despesas com o fim de ano, com Natal e Ano Novo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.