Variedades

Fenômenos astronômicos para observar em novembro

Novembro vai ser uma festa para os amantes da observação de estrelas. No cardápio temos duas chuvas de meteoros, um eclipse lunar total e a melhor época do ano para ver Urano. Abaixo, traremos todos os detalhes com suas datas.

4 e 5 de novembro: chuva de meteoros Táuridas

A chuva de meteoros Táuridas (ou Taurídeos) é quase uma obrigação anual se você gosta de ver estrelas cadentes. Elas são causadas ​​pelo cruzamento da Terra com o rastro de poeira de dois objetos: o asteroide 2004 TG10 e o cometa 2P Encke. Seu pico ocorrerá na noite de 4 de novembro, trazendo entre 5 e 10 meteoros por hora. A má notícia é que a Lua estará cheia nessa noite, e seu brilho provavelmente superará as estrelas cadentes menos brilhantes. Para vê-las, você deve olhar para a constelação de Touro, daí seu nome.

chuva de meteoros Táuridas

8 de novembro: Lua Cheia e Eclipse Lunar Total

lua do castor
Fenômenos astronômicos para observar em novembro 7

Nas primeiras horas de 8 de novembro, acontecerá o que alguns lugares chamam de Lua do Castor. É uma lua cheia de sangue ou lua vermelha. A Terra se interporá entre a Lua e o Sol e sua sombra tingirá o satélite de cor laranja. Seu pico é por volta das 6 da manhã dos Estados Unidos e da costa leste da América Latina.

9 de novembro: Urano em sua maior aproximação

Urano

Em 9 de novembro, Urano estará em seu ponto mais próximo em sua órbita para a Terra, e sua superfície será totalmente iluminada pelo Sol. Em outras palavras, será tão brilhante que será fácil de ver apenas com binóculos. Para encontrá-lo, olhe para o leste, próximo às Plêiades e à constelação de Touro.

17 a 18 de novembro: as Leônidas

chuva de meteoros Leônidas
Fenômenos astronômicos para observar em novembro 8

A chuva de meteoros Leônidas ocorre entre 6 e 30 de novembro e pode produzir até 15 estrelas cadentes por hora em seu pico. Esse momento será entre 11 e 17 de novembro, quando a Terra passar pelo rastro do cometa Tempel-Tuttle. As Leônidas são tão brilhantes que nem mesmo uma Lua cheia os ofusca, e às vezes são tingidas de cores diferentes. Para vê-los, olhe para a constelação de Leão, embora sejam visíveis de outros pontos do céu.

A propósito, a cada 33 anos, as Leônidas passam por um pico ciclônico que transforma a chuva de meteoros normal em uma tempestade de meteoros completa. A última foi em 2001, então teremos que esperar até 2034.

23 de novembro: Lua Nova

lua nova
Fenômenos astronômicos para observar em novembro 9

Depois de tanto entretenimento, não custa nada se acalmar com uma noite em que nada vai acontecer. A Lua Nova (que basicamente faz a Lua desaparecer do céu) será na noite de 23 de novembro. A falta de luz lunar nessa noite em questão é a oportunidade perfeita para sair para locais mais calmos e longe dos centros, e tentar ver outros fenômenos astronômicos, como galáxias ou estrelas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.