Empregos e Estágios

Dia do Contador: qual o futuro da profissão?

Neste 22 de setembro, o contador e empresário Rui Cadete fala sobre os desafios e as mudanças do mercado de trabalho

Um questionamento recorrente no mundo empresarial é se a automatização de alguns processos de trabalho pode ameaçar profissionais de determinadas áreas, entre elas a contabilidade. Nesta quinta-feira (22 de setembro), comemora-se o Dia do Contador, data em que, no ano de 1945, foi criado o primeiro curso superior de Ciências Contábeis no Brasil. Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes.

De lá para cá muita coisa mudou, a profissão conquistou lugar de destaque, mas qual o futuro dessa profissão? Conversamos com Rui Cadete – presidente do RC Hub e fundador da marca que se tornou referência na área em nível nacional – sobre quais são os caminhos esperados para a contabilidade. De acordo com ele, a tecnologia assume, na verdade, o que é repetitivo na rotina empresarial, mas há coisas que só um profissional pode fazer pelo cliente.

Ele defende que esses avanços tecnológicos vêm para facilitar os processos internos, como a construção de demonstrativos, declarações, planilhas etc. Assim, a automatização não é uma ameaça à contabilidade, já que os contadores têm habilidades e qualidades que a tecnologia não consegue desenvolver.

Estudar, se relacionar, estar presente nas empresas dos clientes, compreendendo cada vez mais o negócio deles e contribuir com a gestão são atividades que só o ser humano consegue. E, cada vez mais, precisamos levar esse conhecimento aos nossos clientes”, explica o empresário.

Há poucos meses, a marca Rui Cadete – especializada em assessoria contábil – assumiu um novo posicionamento no mercado nacional: passou a integrar a RC Hub, um ecossistema que engloba outras sete empresas da área de gestão empresarial. Rui Cadete defende que essa mudança caminha para o que acredita ser o futuro da contabilidade.

O trabalho contábil será cada vez mais colaborativo, ou seja, as empresas de contabilidade e gestão devem ser uma rede, um sistema especializado onde os profissionais somam suas habilidades e competências para oferecer aos clientes a melhor solução possível. E, para isso, contamos com ajuda da tecnologia: a internet não conhece limites físicos, com ela estamos presentes em qualquer lugar, é uma forte aliada”, afirma o contador.

Mas ele alerta: o futuro da profissão está no desenvolvimento das pessoas. “Hoje, o maior problema das empresas de contabilidade não é a falta de tecnologia, mas a falta de pessoas qualificadas para trabalhar com a tecnologia que evolui todos os dias. Acredito que a empresa deve oferecer um ambiente fértil ao desenvolvimento dos colaboradores, tanto como seres humanos quanto como profissionais”, pontua Rui Cadete.

Para o empresário, são essas empresas, comprometidas com as pessoas, que conseguirão sucesso no futuro. Pois terão contadores capacitados, que irão conduzir as melhores experiências aos seus clientes. “A tendência é que a contabilidade seja realizada em tempo real, com os dados internos da empresas. Por isso a importância da gestão empresarial para o futuro da profissão de contador e para a saúde das empresas”, finaliza.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.