Morreu nesta quinta-feira (7), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II, confirmou o Palácio de Buckingham.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral essa noite e retornaram para Londres amanhã”, escreveram nas redes sociais referindo-se a Charles e Camilla.
A situação de saúde da monarca já havia deixado os britânicos em alerta desde as primeiras horas da manhã, quando foi emitido um comunicado informando que ela estava “sob supervisão médica”.
“A rainha permanece confortável em Balmoral [residência da realeza na Escócia]”, conclui a nota de apenas três linhas divulgada por volta das 8h30.
Nas horas seguintes, a apreensão ganhou corpo com a notícia de que os membros da monarquia começaram a se dirigir às pressas para Balmoral, incluindo o príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, que estão a caminho do Reino Unido.
Todos os quatro filhos da rainha – Charles, Anne, Andrew e Edward – estavam na residência desde as primeiras horas.
Desde que as notícias surgiram, súditos já se aglomeravam nos arredores do Castelo de Balmoral, e o Palácio de Buckingham, em Londres, suspendeu a tradicional cerimônia de troca de guarda.
Elizabeth II era rainha desde 6 de fevereiro de 1952, totalizando mais de sete décadas como soberana, reinado mais longevo na história do Reino Unido.
Elizabeth II
Ao longo de sua vida, ela presenciou vários marcos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a depressão pós-guerra na Europa, o colapso do Império Britânico, a Guerra Fria, a ascensão e queda do Muro de Berlim, bem como a desintegração da URSS e as novas tensões no mundo, entre outros acontecimentos.
A monarca nasceu em Londres no dai 21 de abril de 1926 e foi educada por instrutores particulares em casa. Temas como história, literatura e música predominaram em sua formação, embora sua educadora Marion Crawford a tenha descrito como apaixonada por cavalos e cães.
Em 1940, Elizabeth, de 14 anos, fez sua primeira transmissão de rádio para o programa ‘Children’s Hour’ da BBC, onde afirmou: “Estamos tentando fazer tudo o que podemos para ajudar nossos bravos marinheiros, soldados e pilotos, e também estamos tentando enfrentar nossa própria parte do perigo e da tristeza da guerra. Sabemos, cada um de nós, que tudo ficará bem no final.”
Durante sua preparação para a vida política, a futura rainha teve aulas de história constitucional e direito no Eton College.
Em fevereiro de 1945, ingressou no Serviço Territorial Auxiliar Feminino como segundo tenente honorário, onde se formou como motorista e mecânica.
Em 20 de novembro de 1947, a futura rainha casou-se com o então príncipe Philip, cujos filhos são: o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.
Reinado
Em 1951, seu pai, o rei George VI, foi diagnosticado com câncer de pulmão, o que o impediu de fazer mais aparições públicas. Elizabeth teve que substituí-lo e apenas um ano depois, o monarca faleceu. Como sua herdeira oficial, ela ascendeu ao trono aos 27 anos, sendo coroada em 1953.
Elizabeth II tornou-se a soberana mais antiga da história do Reino Unido (Victoria, sua tataravó esteve no comando por 63 anos e 7 meses). De Winston Churchill a Boris Johnson, 15 primeiros-ministros passaram sob o reinado de Elizabeth II, que foi testemunha e protagonista de importantes eventos históricos durante sua longa vida, incluindo a desintegração do Império Britânico.
Elizabeth foi patrona de mais de 600 instituições de caridade e outras organizações. Seus principais hobbies eram andar a cavalo, cavalos e cães, especialmente corgis.
A sua relevância refletiu-se em vários filmes e bibliotecas inteiras de livros que narram a história de dois séculos onde apareceu como uma das protagonistas.
O reinado de ‘Lilibet’, como sua família a chamava, foi caracterizado por alguns episódios que ficaram na memória de muitos.
A posse de Elizabeth II em 1953, após a morte de seu pai, o rei George VI, foi a primeira cerimônia de coroação da história a ser televisionada pela BBC.
Ela renunciou a muitos privilégios que foram mantidos em gerações passadas e, por exemplo, passou a pagar impostos.
Entre outras curiosidades, eles afirmam que ele usava a internet desde 1976 e tinha suas contas em várias redes sociais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.