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Como usar o CRM para campanhas de marketing?

O gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) permite gerenciar todo o seu processo de negócios com eficiência. É um programa de software poderoso e fácil de aprender. E fornece acesso em tempo real às informações de que você precisa para administrar sua empresa.

Então, como exatamente um CRM funciona? A ideia central por trás deste software é que cada funcionário da sua empresa tenha seu próprio espaço de trabalho na web. Isso significa que eles podem acessar em tempo real, qualquer informação importante sobre as interações que a empresa teve com o cliente.

Isso funciona porque você pode criar painéis e relatórios dentro do sistema. Os painéis são uma ótima maneira de ter uma visão geral de todas as principais métricas de seus produtos ou serviços. Essas métricas podem incluir coisas como geração de leads, receita, valor médio do pedido ou qualquer outra coisa que você goste.

E os relatórios também são úteis. Você pode configurar lembretes regulares por e-mail para os funcionários para lembrá-los de realizar determinadas tarefas. Por exemplo, se alguém não está realizando uma venda, você pode enviar um lembrete por e-mail para informar qual ação precisa ser tomada.

O software de CRM fornece recursos como Atendimento ao Cliente, Automação de Marketing, envio de e-mails, controle de vendas, etc.

Como o CRM ajuda no marketing?

Marketing é o processo de criação de um produto que atrai potenciais compradores… Existem várias maneiras diferentes de comercializar seus produtos e descobrir o que vender pela internet, mas um dos métodos mais eficazes envolve a coleta de dados de clientes em potencial. Isso ajuda você a entender suas necessidades, desejos e preferências.

Implementação de estratégias de atendimento

O software de CRM pode ser usado para coletar e analisar todos os tipos de dados. Você pode obter feedback dos clientes e aprender como melhorar seus negócios usando essas ferramentas.

É possível aumentar as vendas através do uso de um sistema de CRM. É preciso que um profissional de marketing ou administração desenvolva uma estratégia para implementar o CRM na empresa.

Você pode obter feedback dos clientes e aprender como melhorar seus negócios usando essas ferramentas. Aqui será possível rastrear todas as interações que o cliente esteve com outros vendedores, ver quais foram as dúvidas, se teve problema com algum produto, assim o próximo vendedor poderá rapidamente solucionar a dúvida do cliente.

Aumento de performance da equipe de vendas

Ele também permitirá que você acompanhe seu próprio desempenho. Por exemplo, se você passar muito tempo ajudando as pessoas erradas, poderá mudar sua estratégia. Você pode querer se concentrar mais em garantir que está fazendo tudo o que pode para ajudar seus melhores clientes em vez de cuidar de todos os seus clientes igualmente.

Você conseguirá avaliar quem são os melhores vendedores da equipe, como eles estão atuando, desta forma, poderá replicar a estratégia para melhorar a abordagem dos outros membros da equipe.

Quais são as estratégias usadas no CRM?

O CRM é uma ferramenta muito importante em qualquer negócio. Sem ele, sua empresa não conseguiria rastrear os comportamentos e preferências de seus clientes. Portanto, você deve se certificar de que possui um bom sistema de interação com o cliente.

Você precisa entender como os dados são coletados e analisados ​​para que você possa usá-los para melhorar a maneira como interage com seus clientes. A seguir estão algumas das maneiras mais comuns pelas quais as empresas coletam e analisam as informações de seus clientes.

Coleta de dados

No marketing digital, há dois métodos principais para coletar informações do cliente. Um deles envolve fazer perguntas diretamente. Esse método é conhecido como pesquisa baseada em levantamento.

Outra opção é realizar uma entrevista online ou por telefone. Você também pode pedir às pessoas que já compraram em sua loja para dar feedback sobre o que elas gostaram em seus produtos ou serviços.

Analisando os dados do cliente

Após reunir todas as informações relevantes, comece a analisá-las. Existem várias técnicas diferentes que você pode usar para fazer isso.

Um dos mais fáceis é simplesmente olhar para seus próprios registros de vendas. Se você souber exatamente o que está acontecendo, não precisará adivinhar por que certas coisas estão dando errado. Outra técnica para analisar dados é usando software estatístico.

Passo a passo para utilizar o CRM na sua empresa

1. Implementando o CRM

O CRM é uma das principais ferramentas para gerenciar relacionamentos com clientes. Isso significa que é perfeito para empresas que vendem online, como sites de comércio eletrônico.

Um CRM eficaz é uma das ferramentas mais essenciais para o sucesso de um negócio. Ajuda saber quais contatos e leads estão disponíveis em seu banco de dados, como eles são coletados e o que está sendo realizado com eles. 

Um CRM bem projetado ajudará você a aumentar sua base de clientes, fornecendo dados de contato valiosos e insights sobre o que motiva os clientes. Isso pode ser extremamente benéfico quando usado corretamente, pois oferece a oportunidade de identificar novos leads e clientes em potencial. Se essa etapa for negligenciada, você acabará gastando mais dinheiro do que o necessário para começar.

2. Prepare o terreno

Uma maneira de começar a usar o software eficazmente é configurar os perfis. Eles permitem que você configure diferentes áreas do sistema onde você pode armazenar informações sobre os clientes.

Colete todos os seus formulários de leads: Após ter uma ideia sólida sobre quem é seu mercado-alvo e quais são suas necessidades, colete o máximo de informações possível deles. Isso pode incluir números de telefone, endereços de correspondência, endereços de e-mail, links de mídia social ou outras informações. Seu objetivo aqui é garantir que seu sistema colete todas as informações relevantes do lead para que você não precise perguntar às pessoas mais tarde.

3. Gerando oportunidades de negócios

O próximo passo é criar oportunidades. Oportunidades são as etapas que sua equipe toma para garantir que você tenha os contatos certos em primeiro lugar. Eles também são importantes para rastrear e mensurar.

Um dos usos mais importantes de um CRM é para sua equipe de vendas e proprietários de negócios. Ao implementar um sistema de CRM bem projetado, você fornece à sua equipe a capacidade de acompanhar os clientes automaticamente por meio de e-mails, mensagens de texto e chamadas. 

Você também permite que eles criem relatórios e fluxos de trabalho personalizados que podem ajudá-los a entender melhor as informações que estão coletando e como elas se relacionam com seus clientes.

4. Gerenciamento do time de vendas

Após criar a oportunidade, certifique-se de que ela seja enviada a todos os vendedores. Eles irão abordar os leads de forma estratégica.

5. Acompanhe os leads

Após criar leads, agora você poderá acompanhá-los para ver como está o funil de vendas. Você também pode ver qual o estágio do funil eles estão e assim tomar as melhores decisões.

Faça atualizações e alterações regularmente: Os CRMs mais bem-sucedidos são atualizados com frequência para incorporar as últimas tendências de marketing.

Por exemplo, os melhores CRMs permitirão que você acompanhe os leads à medida que eles progridem da conscientização (potencial) ao interesse, à consulta, à oportunidade, à compra e até mesmo ao pós-venda, para que você possa manter contato com seus clientes.

Eles também permitem que você envie mensagens personalizadas para pessoas específicas com base em quem você está falando em um determinado momento, permitindo que você personalize as comunicações de acordo.

6. Entenda às dúvidas dos seus clientes

Para ajudar a melhorar seu serviço, considere fazer perguntas quando um cliente ligar para você. Ao responder a essas perguntas, o vendedor terá mais informações sobre seus clientes para alimentar o CRM.

Os CRMs mais bem-sucedidos são atualizados periodicamente para adicionar novos recursos e incorporar as estratégias e tecnologias de marketing mais atuais. É importante lembrar que um CRM não se trata apenas de gerenciar contatos; deve incluir tudo o que é necessário para comercializar, comunicar-se, atender, reter e engajar clientes atuais e potenciais de forma eficaz. 

7. Acompanhamento é essencial

Acompanhe os dados sobre as dúvidas dos seus clientes, pois a equipe de marketing poderá utilizá-las para criar conteúdos para blogs e redes sociais.

Por outro lado, alguns sistemas de CRM são projetados especificamente para pequenas empresas ou indivíduos e podem não oferecer todos esses recursos. A chave para encontrar um CRM que funcione para você é experimentar soluções diferentes antes de escolher uma. 

Você não quer investir muito dinheiro em um sistema apenas para perceber que ele não atende perfeitamente às suas necessidades – especialmente se você tiver a opção de devolvê-lo! Além disso, existem muitas ferramentas de CRM online gratuitas disponíveis que dão uma ideia de como é a funcionalidade e quais podem ser adequadas para você.

8. Lead Sore, qualificando os leads

Outro ótimo recurso é o Lead Scorecard. Ele permite que você mantenha o controle sobre seus negócios mais bem-sucedidos. Quanto mais qualificado estiver o lead, maior o retorno que ele trará para a sua empresa.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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