O humorista Léo Lins foi demitido do SBT, onde integrava o elenco do The Noite, após piadas feitas com crianças com hidrocefalia e o Teleton, campanha beneficente que a emissora de Silvio Santos transmite anualmente em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
De acordo com a coluna Em Off, do Portal IG, a decisão da emissora que passou pelo crivo de Silvio Santos é irreversível, visto o apoio da família Abravanel para arrecadar dinheiro e manter as unidades da AACD abertas em várias cidades do Brasil. Ao tomarem conhecimento da ‘piada’, todos teriam ficado surpresos.
A “piada” que custou o emprego de Léo foi a seguinte: “Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço e agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”. Confira:
AACD
Por meio de suas redes sociais, a associação de caridade emitiu uma nota onde chegou a classificar o tipo de humor praticado por Léo Lins como um crime.
“A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante”, diz o comunicado.
“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, prossegue.
“A atitude de Leo Lins também configura crime, conforme prevê o artigo 88 da Lei 13.146/2015″, finaliza, citando a lei que prevê reclusão de 1 a 3 anos e multa para quem pratica, induz ou incita discriminação contra pessoas com deficiência.”
Hidrocefalia
A hidrocefalia é o acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro. O fluido extra exerce pressão sobre o cérebro e pode causar danos cerebrais. É mais comum em crianças e idosos.
A doença é caracterizada pela dilatação da cabeça nos bebês. Adultos e crianças mais velhas sofrem dores de cabeça, comprometimento da visão, dificuldades cognitivas, perda de coordenação motora e incontinência.
O tratamento costuma ser um tubo (shunt) inserido cirurgicamente em um ventrículo para drenar o excesso de líquido.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.