Com um simples detector de metais um homem encontrou um dos maiores tesouros vikings. Dereke McLenna, empresário aposentado, tem dedicado sua vida à rastrear antiguidades. Em sua trajetória ele já desenterrou mais de 100 objetos dos séculos IX e X, que formam o maior tesouro viking encontrado na Europa nos últimos séculos. As informações são do Terrae Antiqvae.
O tesouro, fruto dos saques de vikings, estava apenas a 60 centímetros de profundidade, o que facilitou a descoberta de Dereke. Entre os achados estão amuletos procedentes da Irlanda, joias escandinavas, joias de ouro anglo-saxãs e uma taça de prata carolíngia, da atual Alemanha. O conjunto de objetos passará a ser propriedade da Coroa Britânica. O local em que o tesouro foi descoberto não foi divulgado.
Apesar de ter que passar a ser propriedade da Coroa Britânica, por obrigação, Dereke receberá uma retribuição baseada na taxação do tesouro no mercado. E a recompensa não deverá ser pequena se levarmos em consideração que apenas a taça carolíngia teria um valor de 250 mil euros.
Confira os vídeos abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=U21Z6cwRiic
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.
Gosto de todo documentário q fala sobre a era do ferro e do bronze, dos vikings enfim